Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública
O que é
O Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública é uma iniciativa do Governo de Estado de Mato Grosso do Sul, realizado por meio da Fundação Escola de Governo que busca identificar, premiar e disseminar práticas e ideias inovadores desenvolvidas por servidores públicos estaduais, visando à melhoria dos serviços prestados à sociedade.
Objetivos
O objetivo é contribuir para a modernização e inovação no setor público, reconhecendo, valorizando e divulgando práticas e ideias inovadoras. Busca-se, ainda, inspirar novas iniciativas por meio da apresentação de soluções reais para os desafios enfrentados pela administração pública.
Categorias
Práticas Inovadoras: iniciativas já implementadas que demonstram resultados concretos na melhoria dos serviços públicos. As iniciativas submetidas devem contar com, no mínimo 6 meses de implementação.
Ideias Inovadoras: propostas ainda não implementadas, mas com potencial de impacto positivo na administração pública.
Quem pode
participar
Podem participar do processo servidores públicos estaduais que estejam em atividade no Poder Executivo de Mato Grosso do Sul (MS). A participação pode ser realizada de forma individual ou coletiva, sendo permitida a formação de grupos com até quatro integrantes. No entanto, está vedada a participação de membros das comissões organizadoras, dos dirigentes máximos dos órgãos envolvidos, bem como de servidores vinculados à ESCOLAGOV/MS e à FUNDECT.
Cronograma
07/07/2025
Início do período de submissão das iniciativas.
25/08/2025
Encerramento do período de submissão das iniciativas.
05/09/2025
Publicação da lista final das propostas enquadradas.
10/10/2025
Anúncio preliminar das propostas finalistas.
27/10/2025
Apresentação de Pitch.
28/10/2025
Cerimônia de premiação.
O conceito de inovação adotado pelo Prêmio envolve a criação ou a implementação de novos produtos, serviços, rotinas ou processos que gerem resultados concretos e melhorias na gestão pública. Ao participar, os servidores ajudam a construir um governo mais eficiente, moderno e conectado com as necessidades da população.
O XX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública
As duas modalidades, Práticas Inovadoras e Ideias Inovadoras deverão apresentar contribuições para a modernização da gestão pública, por meio de identificação das necessidades e da promoção de ações que causem impactos positivos e significativos, nos seguintes eixos estratégicos do governo/alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável às ODS.
Prêmios anteriores
Relato dos ganhadores
Ganhadora 1° lugar Eixo Social
Projeto: Polícia Civil Amiga do Autista: Inovações no atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista nos Postos de Identificação do Estado de Mato Grosso do Sul.
O Prêmio de Inovação na Gestão Pública é um grande incentivo da Escola de Governo do MS para o servidor que está na ponta final dos processos, na lida diária com a população e sentindo na pele as demandas do dia a dia. Esse servidor tem ideias, sonha com soluções, mas muitas vezes fica contido numa redoma hierárquica que não permite a ampliação e concretização desses sonhos. Muitas ideias se perdem pelo caminho da gestão administrativa, e o prêmio de inovação é a oportunidade para que esse servidor apresente suas ideias e projetos de melhoria ao Governo do Estado.
Participar e ser premiada foi essencial para que o projeto Posto de identificação Amigo do Autista fosse implementado, contribuindo com a minha jornada em busca de realizar política pública em prol do atendimento de pessoas com TEA nos postos de identificação do Estado.
Ganhadora 1° lugar Eixo Social
Projeto: Reservar para Não Faltar
Foi muito importante participar pela primeira vez e conseguir classificação em primeiro lugar. Esse Prêmio não é simplesmente um “prêmio”, ele traz uma realização pessoal e profissional. O Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública proporciona oportunidades em apresentar ideias e projetos permitindo visibilidade e apoio dos gestores superiores.
Essa iniciativa contribui para que o servidor público tenha um olhar inovador e diferente. Incentiva a pensar fora do contexto habitual e sugerir novos projetos, de expor algo que ninguém pensou para melhorar o serviço público proporcionado à população que tanto precisa desse cuidado. O projeto foi criado devido às experiências do cotidiano do trabalho, onde foi percebido que a população mais carente é a que mais sofre nas situações de interrupção do fornecimento de água. Sempre que o sistema precisa ser paralisado, ocorrem muitas reclamações, principalmente das pessoas que não possuem caixa de água no imóvel e que a maioria pertence à classe de baixa renda. Ter uma reserva de água em casa é muito importante e esse projeto vai permitir amenizar os problemas em caso de intermitência no abastecimento.
Foi maravilhoso o reconhecimento, poder criar projetos que possam ajudar a população mais carente. É uma sensação de dever cumprido. O Prêmio proporcionou visibilidade ao projeto diante dos superiores que apoiaram e parabenizaram a atitude de escrever sobre algo que pode ajudar a amenizar os problemas da população mais carente. O apoio do diretor da área foi fundamental para inscrever o projeto e em seguida implantar na empresa.
Ganhador 1° lugar Eixo Social
Projeto: Painel de Informação e Inteligência Covid19
Participar do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública foi uma experiência muito significativa para mim. Essa iniciativa da Escolagov é fundamental para incentivar o desenvolvimento de soluções criativas e eficazes no serviço público, principalmente em Mato Grosso do Sul. A premiação não só valoriza as boas práticas, como também dá visibilidade aos projetos que têm o potencial de transformar a forma como os serviços são prestados à população. Para mim, esse reconhecimento teve um impacto muito positivo, pois motivou a busca por inovação e o aprimoramento contínuo da gestão pública, sempre com foco no cidadão e no bem-estar da sociedade.
No caso do projeto de Painéis de Inteligência para o Combate à Covid-19, pude vivenciar a importância de usar a tecnologia para enfrentar desafios complexos em situações emergenciais. Durante a pandemia, conseguimos reunir dados e indicadores que ajudaram na gestão de recursos e serviços médicos de forma mais assertiva. Foi gratificante ver o impacto positivo do meu trabalho, e o reconhecimento no prêmio reforçou o quanto a inovação é crucial para melhorar a gestão pública. Essa experiência não só fortaleceu minha carreira, como também me motivou a continuar buscando soluções que beneficiem a sociedade e a gestão pública de MS.
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Contato
Responsável:
Laboratório de Eficiência e Inovação na Gestão de Mato Grosso do Sul (LAB-GEIMS)
Telefone:
(67) 3348-6637 | (67) 3348-6633 | (67) 3348-6606
E-mail:
Endereço:c
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