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Servidores iniciam cursos de Guarda de Documentos e Atendimento ao Público ofertados pela Escolagov

  • 18 jun 2025
  • Categorias:Cursos, Geral, Servidor
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Duas turmas de servidores públicos de diversas unidades gestoras iniciaram, ao longo da terceira semana do mês de junho, os cursos ‘Aplicação dos Prazos de Guarda ou Eliminação aos Documentos de Acordo com a Tabela de Temporalidade de Documentos – TTD/MS’ e ‘Desenvolvimento de Equipes com Ênfase no Atendimento ao Público’, promovidos pela Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul). Ambas capacitações ocorrem de forma presencial na sede da instituição, em Campo Grande.

Pensado para agentes públicos estaduais que atuam ou têm interesse na gestão documental, a oficina ‘Aplicação dos Prazos de Guarda ou Eliminação aos Documentos’ tem o objetivo de instruir os participantes a reconhecer conjuntos documentais, bem como aplicar prazos de guarda e realizar, com total segurança, o processo legal de eliminação de documentos que já cumpriram sua função administrativa.

Com duração de 8h, o curso aborda desde conceitos arquivísticos fundamentais, passando pela legislação específica e o Plano de Classificação de Documentos, até a análise da Tabela de Temporalidade, por meio de atividades práticas de análise de processos físicos e orientação das etapas estabelecidas pelo TTD/MS.

Doralice Martins, instrutora de Guarda de Documentos
Cursistas da oficina
Cursistas da oficina

Ao final da capacitação, os servidores estarão mais preparados para realizar uma gestão documental mais transparente, segura e legalmente amparada.

Já o curso ‘Desenvolvimento de Equipes com Ênfase no Atendimento ao Público’, com carga horária de 16h, proporciona aos cursistas técnicas de desenvolvimento de habilidades comunicativas para o atendimento adequado ao cidadão e o trabalho em equipe integrado

Dividido em sete módulos, os conteúdos da capacitação abordam temos como: Fundamentos do Atendimento, Comunicação Eficaz, Gestão do Tempo, Feedback, Desenvolvimento Contínuo, e Ferramentas de Atendimento. Cada módulo foi desenvolvido com a finalidade de garantir que o servidor público se sinta mais seguro e preparado na realização do atendimento ao público de forma eficiente, empática e organizada.

A diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, ressaltou a importância da formação contínua para o avanço dos serviços públicos. “A verdadeira transformação no setor público começa com o investimento na qualificação dos servidores públicos. Fortalecer suas competências significa aprimorar a gestão pública e assegurar que as necessidades da população sejam atendidas apropriadamente. Cursos como esses refletem o compromisso da Fundação em criar soluções eficientes e focadas em resultados concretos”, explicou.

A instrutora de Atendimento ao Público, Tania Tanus, ressaltou que o atendimento ao público engloba todas as interações interpessoais. Para ela, o atendimento de qualidade é fundamental, não apenas para atender às necessidades das pessoas, mas para fazer isso de maneira que considere a realidade e as expectativas de cada um. Ela ainda destacou o papel crucial do Escolagov na conscientização dos servidores sobre a importância de um atendimento humanizado. “Atender bem é não só realizar o serviço, mas compreender profundamente o que a pessoa precisa, oferecendo acolhimento, empatia e um atendimento que faça a diferença na vida das pessoas, tanto internamente, entre colegas, quanto externamente, com os cidadãos”, afirmou.

Participantes do curso de Atendimento ao Público
Tania Tanus, instrutora de Atendimento ao Público
Brenda Costa, Funtrab

A cursista Brenda Costa, gestora de atendimento da Funtrab (Fundação do Trabalho), em Campo Grande, contou um pouco do que aprendeu no primeiro dia da capacitação e afirmou que compartilhará os conteúdos abordados com os seus liderados. “Aprendi conceitos valiosos sobre os princípios da administração pública, tipos de comunicação, a importância da linguagem corporal e a prática da escuta ativa. Esses conhecimentos serão essenciais para o meu dia a dia como gestora de atendimento, e certamente vou levar para a minha equipe. Acredito que vão contribuir muito para um ambiente de trabalho colaborativo.”

 

Pedro Santos, Comunicação Escolagov 

Confira alguns momentos das capacitações:

“Aplicação dos Prazos de Guarda ou Eliminação aos Documentos”




 

“Desenvolvimento de Equipes com Ênfase no Atendimento ao Público”




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