Na tarde desta quinta-feira (26), a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov) promoveu o encerramento do curso Organização de Eventos e Cerimonial, capacitação voltada para servidores de diversos órgãos do governo estadual. Com a participação de 20 servidores e uma carga horária de 20 horas, o curso foi ministrado ao longo do mês de setembro e teve como objetivo preparar os servidores para as demandas crescentes na realização de eventos públicos.
A capacitação, sob a orientação da professora Lindsei Chaves Ramos, foi idealizada para atender à necessidade crescente de eventos realizados pelo Governo do Estado. De acordo com a diretora de Desenvolvimento Profissional da Escolagov (DDPro), Silvana Marchini, o curso é uma resposta à alta demanda por profissionais especializados em cerimonial e organização de eventos.
“Essa foi uma demanda aberta pela própria Escolagov para todas as secretarias, com o objetivo de formar equipes organizadoras e cerimonialistas. As secretarias estão realizando eventos constantemente, e é fundamental que tenham profissionais preparados para assumir essas funções quando necessário”, destacou Silvana.
Além do treinamento técnico, o curso também abordou habilidades essenciais como oratória e dicção, indispensáveis para quem deseja atuar como cerimonialista. A programação incluiu temas como o conceito de eventos, planejamento, protocolo, etiqueta social, e até a norma do cerimonial público federal, estadual e municipal, conforme os decretos vigentes.
Ao longo do curso, os servidores receberam orientações sobre cada etapa de um evento, desde a concepção até o pós-evento, bem como os detalhes protocolares, como a ordem de precedência, o uso da bandeira nacional e as formas de tratamento adequadas. A capacitação foi fundamental para o aprimoramento dos profissionais envolvidos, garantindo que os eventos governamentais ocorram com eficiência e dentro das normas oficiais.
O encerramento do evento contou com a palestra “Violência Doméstica” ministrada pela guarda Municipal lotada na Superintendência de Ensino, Nélis Vieira e pelo guarda Municipal Metropolitano , Hudson Carlos Pereira.
Galeria: