Uma turma de 12 servidoras públicas, de várias unidades gestoras, concluiu o primeiro e inovador Curso de Saúde do Servidor e Qualidade de Vida da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (24/04). Ao longo dos cinco dias de capacitação, as servidoras tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a prevenção de doenças ocupacionais, promovendo não só a saúde física, mas também a mental.
De acordo com a Diretora-Presidente da Escolagov, Dra. Ana Paula Martins de Assunção, cursos como o de “Saúde do Servidor e Qualidade de Vida” são extremamente importantes, pois não focam apenas no desenvolvimento profissional dos agentes públicos, mas também discutem as relações entres processos de trabalho, ambiente de trabalho e saúde dos trabalhadores.
“Como você espera elevar o nível de qualidade, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao cidadão, se os servidores públicos não estão em condições físicas e mentais saudáveis? O papel da Escolagov não é apenas de desenvolvimento profissional do servidor, mas tudo aquilo que tenha haver com ele, incluindo a qualidade de vida e a promoção da saúde. Se o ambiente laboral é seguro e saudável mentalmente, o serviço público será prestado com qualidade”, explicou a Diretora-Presidente.
Ministrado pelo farmacêutico e professor André Luis Bordim, a capacitação abordou desde as bases históricas da saúde do trabalhador, passando pela política nacional de saúde e segurança do trabalho, até a gestão da qualidade de vida e saúde mental no trabalho.
“Nós trabalhamos as doenças osteoarticulares, ocasionadas pelo trabalho, questões de afastamentos. As servidoras também viram a Síndrome de Burnout, que geram condições extremas como o suicidio, incluindo ansiedade. Todos esses aspectos ligados ao ambiente laboral. Creio que esses assuntos foram muito importantes para todos, até mesmo porque eles vivenciam tudo isso em seus setores”, afirmou André Luis.
Para a servidora da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Vânia Regina Batista, que participou do curso, os assuntos abordados vão ao encontro com o exercício de sua profissão.
“Eu trabalho no RH, com gestão de pessoas. Vai ser de muita ajuda para estruturar a Gerência de Atenção ao Servidor, que eu faço parte também. Será para aqueles servidores que necessitam algum momento de escuta em relação aos seus sofrimentos. Até então, isso não era muito falado dentro da gestão. Os problemas surgem, mas não tem um espaço onde você possa falar, onde você possa esclarecer suas dúvidas. As dinâmicas que ele fez conosco mostrou que as pessoas estão vivendo adoecidas por conta de problemas do trabalho”, expressou a servidora da SES.
Pedro Santos
Estagiário de Jornalismo
Fundação Escola de Governo
(67) 3321-6100
Publicado por:
Andre Estoduto
Assessor de Comunicação
Fundação Escola de Governo
(67) 3321-6100