Em uma iniciativa conjunta entre a SEAD (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, a Coordenadoria da Escola de Assistência Social, e a Escolagov (Fundação Escola de Governo), servidores da assistência social vinculados à ESUS/Mariluce Bittar participam da capacitação “Competências e Comunicação para uma Assistência Social de Excelência”. O objetivo é fortalecer o desempenho dos servidores e elevar a qualidade do atendimento à população.
O curso vai desenvolver habilidades essenciais de comunicação, atendimento, postura profissional e competências interpessoais que promovam eficiência, bem-estar e impacto positivo no atendimento à população, contribuindo diretamente para uma assistência social mais eficaz e humanizada.
Com uma carga horária de 30 horas, ofertada de forma presencial ou híbrida, conforme a disponibilidade dos participantes, a capacitação utiliza uma metodologia prática e interativa, que inclui oficinas, estudos de caso, dinâmicas de grupo, simulações de atendimento, autoavaliação e feedbacks construtivos.
A estrutura da formação está organizada em sete módulos que abordam desde o autoconhecimento até a postura profissional, passando por temas como inteligência emocional, accountability, gestão do tempo e comunicação assertiva. A proposta é que os servidores não apenas absorvam o conteúdo, mas também apliquem de forma prática no seu cotidiano, promovendo um ambiente organizacional mais colaborativo, produtivo e centrado no bem-estar do cidadão.
Segundo a diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, a parceria entre a Escolagov e a SEAD reforça o compromisso conjunto com a valorização do servidor público e a excelência no atendimento à população. “Unindo forças, conseguimos desenvolver uma capacitação alinhada às reais necessidades da assistência social, com foco em habilidades que transformam o ambiente de trabalho e impactam positivamente a vida de quem mais precisa. Esta união de esforços é um exemplo de como parcerias institucionais bem estruturadas podem gerar resultados concretos e duradouros para o serviço público, ” afirmou Ana Paula.
Além de preparar os servidores para atender melhor com as demandas da população, o curso também estimula o engajamento, a reflexão sobre propósito e ética no serviço público e a melhoria na qualidade do atendimento prestado. Com práticas de escuta ativa, empatia e simulações de situações reais, a capacitação representa um passo importante rumo à excelência no serviço social.
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov