A Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) inicia, nesta quinta-feira (10/07), o curso de Formação em Agentes de Inclusão e Cidadania. O objetivo da iniciativa é capacitar servidores públicos estaduais de várias unidades gestoras para atuarem como agentes de inclusão e cidadania que promovam ações de equidade, acessibilidade e acolhimento de pessoas com deficiência (PCD) baseadas nos princípios da diversidade, justiça social e garantia de direitos e cidadania.
Com carga horária de 40h presenciais e duração entre os meses de julho e agosto de 2025, a formação está dividida em 4 módulos: Fundamentos da Inclusão e Estudos sobre as Deficiência (10h), Implicações Psicossociais das Deficiências e o Papel do Atendimento Inclusivo (10h), Habilidades Integradas de Atendimento e Comunicação à Pessoa com Deficiência (10h) e Acessibilidade, Tecnologias Assistivas e Práticas de Atendimento à Pessoa com Deficiência (10h).
O curso conta com uma abordagem diversificada, que inclui estudos de caso e análise de reais, oficinas práticas e dinâmicas em grupo, exibição e debate de filmes e documentários, e elaboração de planos de ação para contextos específicos. A formação é realizada em parceria com a SEC (Secretaria de Estado de Cidadania) e a Faculdade Insted. A proposta pedagógica tem como referência a Educação Inclusiva, os Estudos sobre Deficiência, o Modelo Social da Deficiência, e a concepção ampliada de Cidadania Ativa, as quais contribuem para a construção de uma visão crítica e plural sobre a participação social das pessoas com deficiência.
Além do embasamento teórico, o curso considera as questões legais vigentes em território brasileiro, como a Constituição Federal de 1988, a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) – Estatuto da Pessoa com Deficiência – e o tratado internacional derivado da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) aprovado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2006. As orientações do CDPD foram promulgadas ao sistema jurídico do Brasil, por meio do Decreto N°6.949, de 25 de agosto de 2009.
De acordo com a diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, a nova formação reflete o compromisso da instituição com a qualificação dos servidores públicos e com o fortalecimento das políticas de inclusão no Estado. “Quando capacitamos os profissionais para atuarem como agentes de inclusão e cidadania, estamos fortalecendo o papel do Estado na promoção de direitos, na garantia da equidade e na construção de um serviço público mais sensível às necessidades da população. É a oportunidade de colocar em ação os princípios de justiça social, diversidade e cidadania ativa. Esse curso tem o potencial de impactar diretamente na vida das pessoas e na qualidade da gestão pública”, afirmou Ana Paula.
- Cursistas da formação.
- Tenente do CBMMS, Luciana Vasconcelos da Cruz.
- Diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, na abertura do curso.
Para a tenente do CBMMS (Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul), oficial especialista em Pedagogia e participante do curso, Luciana Vasconcelos da Cruz, a formação irá proporcionar relevantes conhecimentos para aprimorar o atendimento especializado do corpo de bombeiros. “Como agente da segurança pública também somos agentes de cidadania. E com esse curso irá abrir mais espaço para que possamos incluir mais assuntos desses temas dentro da corporação, para que nós possamos cada vez mais ser agentes de cidadania dentro do Estado”, explicou Luciana.
Participam da formação servidores públicos da SEC (Secretaria de Estado de Cidadania), SEAD (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), SEFAZ (Secretaria de Estado de Fazenda), SED (Secretaria de Estado de Educação), Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), SAD (Secretaria de Estado de Administração), Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Funtrab (Fundação do Trabalho) e do Bioparque Pantanal.
Pedro Santos, Comunicação Escolagov