Iniciou na manhã desta sexta-feira (24) a etapa presencial do Curso de Inglês Técnico para o Agronegócio, promovido pela Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com apoio da Escolagov (Fundação Escola de Governo de MS). A abertura contou com a presença do superintendente administrativo da Semadesc, Edson Milton Gênova, e da diretora de Formação Avançada e Educação Superior, Alessandra Beker, que deram as boas-vindas aos participantes.
Durante a abertura, o superintendente Edson Gênova destacou a importância da dedicação dos servidores ao curso, especialmente considerando os desafios da rotina cotidiana. “Parabenizo a disposição de todos em se dedicarem a este aprendizado, que é uma verdadeira missão. Este curso surgiu a partir da demanda dos próprios servidores, que trouxeram a ideia ao secretário. E a partir daí, buscamos as melhores alternativas para oferecer essa capacitação”, ressaltou.
Com 96 horas de carga horária e duração de seis meses, o curso tem como objetivo aprimorar as habilidades de leitura, escrita, escuta e conversação dos servidores em inglês técnico voltado ao contexto do agronegócio. A formação será oferecida em modelo híbrido, com conteúdos online, encontros presenciais mensais, tutoria pedagógica individualizada e trilhas de aprendizagem com foco em vocabulário técnico e situações reais do setor.
- Alessandra Beker, diretora da DDPro da Escolagov.
- Turma de servidores da Semadesc.
- Bruna Mendes, servidora da Semadesc e cursista.
A servidora e cursista, Bruna Mendes, também compartilhou sua visão sobre o impacto do curso para o setor. “O nosso Estado tem atraído grandes investimentos. Esses investimentos têm colocado o Mato Grosso do Sul numa posição global. Isso faz com que a gente tenha que aprimorar e se capacitar mais. E o curso de inglês vem justamente para nos auxiliar nesse posicionamento nosso, na atração de investimentos e nos eventos internacionais que temos participado, porque o nosso setor, o agronegócio, tem ficado cada vez mais internacional”.
No curso, os participantes irão estudar temas como fundamentos do inglês técnico, produção agropecuária, comércio e sustentabilidade, inovação e tecnologia, além de práticas orais e simulações.
A diretora de Formação Avançada e Educação Superior, Alessandra Beker, destacou a relevância da capacitação. “Este curso é uma grande oportunidade para que os servidores da Semadesc aprimorem suas competências linguísticas, preparando-os para enfrentar as transformações e o crescimento do agronegócio em Mato Grosso do Sul. A qualificação dos servidores é um investimento direto na eficiência do serviço público estadual, permitindo-nos responder às demandas de um mercado cada vez mais globalizado e sustentável”, afirmou.
O curso representa mais um passo na qualificação dos servidores estaduais, fortalecendo o domínio técnico e linguístico necessários para acompanhar as transformações e oportunidades do agronegócio sul-mato-grossense.
Raquel dos Passos, Comunicação da Escolagov.
Confira outros momentos do curso:









