Promover mais eficiência, inovação e expansão institucional, esses são alguns dos objetivos da nova estratégia organizacional apresentada nesta segunda-feira (3), pela diretora-presidente da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), Ana Paula de Assunção, aos servidores do órgão. Durante a reunião, a titular da pasta apresentou o novo Estatuto, aprovado por meio do Decreto n.16.438, e as metas do Contrato de Gestão pactuadas entre a Secretaria de Estado de Administração e o Governo do Estado.
A diretora-presidente iniciou a reunião destacando a normativa como um marco importante para a instituição na modernização das práticas e no alinhamento das atividades aos objetivos estratégicos governamentais. “É fundamental que todos os servidores conheçam as novas diretrizes e sintam parte integrante desse processo de transformação. Os ajustes prioritários definidos no decreto visam alinhar as ações com os objetivos do Governo Estadual.”, destacou.
Entre as principais mudanças do Estatuto estão as novas competências da Fundação de instituir, desenvolver e supervisionar atividades relacionadas à expansão institucional e o planejamento estratégico. Para isso, na nova estrutura, está a implementação da Diretoria de Expansão Institucional e Planejamento Estratégico (DEIPE), com as atribuições de planejamento, coordenação e implementação das estratégias direcionadas ao crescimento e aprimoramento institucional da Fundação Escola de Governo.
A DEIPE é responsável pela elaboração de políticas institucionais, definição de metas, desenvolvimento de projetos, execução de eventos, gestão de relações institucionais e supervisão de produção e multimídia, com o objetivo de fortalecer a sua presença institucional no setor público estadual.
Dedicado ao desenvolvimento de pesquisas e estudos focados na eficiência e inovação na gestão pública estadual, está na estrutura da Escolagov, o Laboratório de Eficiência e Inovação na Gestão de Mato Grosso do Sul (LAB-GEIMS). Entre suas atribuições, a implementação de soluções inovadoras visando otimizar processos e promover a eficiência no âmbito do governo estadual, atuando na implementação de práticas inovadoras e eficientes nos diversos setores da Administração Pública do Estado.
Para a diretora-presidente da Escola de Governo, Ana Paula Assunção, o regulamento adequa a estrutura às necessidades atuais do órgão e evidencia o fomento à inovação, cumprindo a missão de promover, coordenar e executar as políticas de formação voltadas ao desenvolvimento dos agentes públicos, a efetividade da gestão pública, a inovação e a promoção da cidadania, em alinhamento aos objetivos estratégicos governamentais.
Ana Paula ainda destacou otimização organizacional do órgão. “Em busca de maior eficiência operacional, a Escolagov implementou uma significativa redução de gerências. Este ajuste estrutural visa simplificar nossos processos, melhorar a comunicação interna e aumentar a agilidade administrativa, permitindo-nos responder de maneira mais rápida e eficaz às necessidades do governo e da sociedade”, pontuou.
Contrato de Gestão
Com foco no planejamento e nas entregas efetivas à população, Ana Paula, também apresentou os projetos e metas pactuadas no Contrato de Gestão. O objetivo do contrato é estabelecer as metas, compromissos e inovações de cada pasta para cada ano de gestão. Os resultados têm como foco melhorar as entregas aos cidadãos, proporcionando melhor qualidade de vida e fomentando um ambiente de desenvolvimento. Ao longo do ano são realizadas avaliações e reuniões para acompanhar os projetos e no final do ano é feito um balanço e apresentação das metas cumpridas.
Entre as metas estabelecidas estão o Projeto Rota do Conhecimento, focado na expansão Institucional nos municípios das 9 regiões do Estado. Esse projeto visa estabelecer um diálogo direto com as lideranças municipais para identificar novas demandas de capacitação dos servidores. Buscar parcerias com empresas do ramo educacional, para que estas forneçam vantagens exclusivas aos servidores estaduais.
Outro importante projeto é o MS Mentalidade Saudável que consiste em montar em transversalidade com as diferentes Secretarias de Estado, um banco de dados sobre saúde mental para obter indicadores das áreas de maior necessidade de intervenção. Através desse levantamento, serão realizadas palestras, aulas, capacitações e workshops direcionados a líderes e servidores do Mato Grosso do Sul. A iniciativa visa abordar as altas taxas de incidência de problemas de saúde mental entre os servidores públicos, proporcionando suporte e promovendo o bem-estar no ambiente de trabalho.
Outra meta é a expansão de vagas para graduação e pós-graduação em áreas estratégicas. Além da ampliação das certificações nos cursos de educação continuada, cursos de desenvolvimento profissional, graduação e pós-graduações. Inserção de cursos próprios nas modalidades presencial e EAD ofertados pela Escola de Governo. Celebração de Acordo de Cooperação, com a Secretaria de Estado de Educação, para oferta de cursos específicos aos profissionais da educação que atuam na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
Conforme a diretora-presidente, o contrato de gestão alinha-se às prioridades estabelecidas no Plano Plurianual vigente, incorporando as melhores práticas de gestão pública. “As metas pactuadas e o alinhamento estratégico da Escolagov vão assegurar a atuação transversal em todos os níveis de capacitação, modernizar e agilizar processos, fortalecer a articulação nos municípios e fomentar a agenda de desenvolvimento das ações de capacitação mais ágil, articulada e inovadora.
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov