Sendo o desenvolvimento do servidor público uma das áreas de atuação da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do seu programa de capacitação do servidor, a instituição iniciou, nesta segunda-feira(27/11), o curso de Defesa Pessoal para uma turma de mulheres policiais penais da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN).
Com carga horária de 20h e ministrada pelo instrutor José Roberto Teruel, a capacitação seguirá durante todo o mês de dezembro, finalizando no dia 22. As aulas estão ocorrendo nos tatames da Escola Penitenciária de MS (ESPEN). De acordo com a Diretora-Presidente da Escolagov, Dra. Ana Paula Martins de Assunção, muitos cursos ofertados pela instituição são pensados para além de algo meramente profissional, como a Defesa Pessoal.
“Quando falamos de desenvolvimento do servidor público, não nos referimos somente ao campo profissional, mas também ao pessoal. Esse curso de defesa pessoal para essas mulheres da AGEPEN servirá tanto no seus serviços quanto em alguma situação perigosa fora do trabalho, na rua, ou até mesmo em casa. O mundo é perigoso, mas principalmente para as mulheres”, ressaltou a Dra. Ana Paula.
A Defesa Pessoal conta com cinco módulos: Defesa Contra o Agressor de Mãos Vazias; Contra Agarramentos; Contra Bastão; Contra Facas; e Ameaça a Mão Armada. O instrutor da mesma, José Teruel, com experiência de mais de 60 anos em artes marciais, como Judô, Jiu Jutsu, Karate e tantas outras, criou uma metodologia de ensino própria: “Suprema Defesa 3E”.
“3E significa eficaz, eficiente e efetivo. Eu peguei um pouco das técnicas traumáticas que são proibidas de aplicar em competição, como as articulações, joelho, cotovelo, garganta, enfim, a nuca, coluna, genitais. Tudo isso aí é proibido. Eu criei mais algumas técnicas com base nos meus conhecimentos dessas artes marciais e as técnicas proibidas. É uma metodologia com conteúdo programático e didática específica. Tenho certeza que a mulher que fizer esse curso vai se livrar de muitas situações de perigo”, explicou o judoca.
Pedro Santos
Estagiário de Jornalismo
Fundação Escola de Governo
(67) 3321-6100
Publicado por:
Andre Estoduto
Assessor de Comunicação
Fundação Escola de Governo
(67) 3321-6100