Congresso pioneiro destaca o compromisso de MS com a modernização das compras públicas
Com uma programação técnica abrangente e a presença de representantes dos três poderes, o 1º Congresso Estadual de Licitações e Compras Públicas de Mato Grosso do Sul – Licicomp 2025 teve início nesta terça-feira (6). O evento reúne até o dia 8 de maio, servidores e gestores das esferas estadual e municipal, especialistas, autoridades de órgãos de controle e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Ao longo dos três dias, serão debatidas inovações, tecnologias e estratégias voltadas ao aprimoramento das compras públicas e à qualificação das entregas à população. O evento é promovido pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), em parceria com o Sebrae/MS, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul).
O governador Eduardo Riedel participou da abertura do evento, realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. “Serão três dias de evento com a participação de gestores de mais de 64 municípios e servidores estaduais. Um encontro como este é fundamental. Uma oportunidade para nivelar conhecimento em busca de melhores resultados à nossa gente”.
Ele ponderou que o Estado está em pleno desenvolvimento, com capacidade de investimentos públicos e privados, sendo a área de licitação e compras públicas uma das mais importantes neste processo. “Jamais podemos negligenciar a má burocracia, pois não é coisa trivial. Também não podemos subestimar as transformações tecnológicas que estamos vivemos, quando se fica parado não avança”.
“Nosso objetivo é a melhoria contínua na gestão pública, tendo o compromisso com a modernização e excelência na gestão. Transformar as compras públicas em uma ferramenta de estratégia. Isto exige capacitação e qualificação. Que este evento seja o impulso para se repensar processos com alternativas eficazes, sempre em busca de resultados reais”, disse o secretário estadual de Administração, Frederico Felini.
A Escolagov atua diretamente na organização do evento e é também responsável pela certificação dos participantes, reafirmando seu papel institucional no fortalecimento da educação continuada voltada à gestão pública. Para Ariane Wust, diretora-presidente em exercício da Fundação Escola de Governo e diretora de Administração, o congresso marca um passo relevante para o aprimoramento dos servidores do Estado.
“Este momento é um marco para a gestão pública do Estado de Mato Grosso do Sul. O 1º Congresso estadual de Licitações e Compras públicas é um evento idealizado pela Secretaria de Administração, nossa referência da área no Estado. E nós, da Fundação Escola de Governo somos parceiros em iniciativas como essa, que visam a capacitação contínua e o treinamento dos servidores públicos. Visto que, o aprimoramento na condução das contratações públicas incidirá diretamente e indiretamente nas entregas ao cidadão. Iniciativas como está demonstram a preocupação do Governo do estado com a formação técnica especializada dos servidores públicos e com a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou Ariane.
O congresso tem como objetivo promover a modernização, a eficiência e a segurança jurídica nas contratações públicas por meio de capacitação técnica de alto nível. Ao longo do primeiro dia, os participantes acompanham debates relevantes como o painel sobre desburocratização com segurança jurídica, palestra sobre Inteligência Artificial nas Contratações Públicas, além da oficina promovida pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).
Segundo o controlador interno da Escolagov, Lirodiou Silva, fazer parte de uma instituição comprometida com a qualificação contínua dos servidores públicos é fundamental para o fortalecimento da gestão pública. “Esse curso é uma oportunidade ímpar para aprimorarmos nosso conhecimento em Licitação. A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a excelência na prestação dos serviços públicos por meio da formação contínua de seus agentes”, avaliou.
A programação ainda inclui painéis e oficinas com temas atuais e estratégicos, como o uso de inteligência artificial nas contratações, análise de impacto regulatório, credenciamento como política de fomento local e as mudanças práticas trazidas pela nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21).
Entre os destaques nacionais da programação estão o ministro do TCU Antônio Anastasia, os professores Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, Victor Amorim, Evaldo Ramos, entre outros especialistas em licitações, contratos, direito administrativo e inovação pública.
Os participantes receberão certificado emitido pela Escolagov, mediante comprovação de presença nas atividades da programação.
Serviço
Licicomp – 1º Congresso Estadual de Licitações e Compras Públicas de MS
Data: 6 a 8 de maio de 2025
Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov
Galeria de fotos:
- Foto capa: Álvaro Rezende