Com a intenção de desenvolver habilidades e conhecimentos gerais para garantir a eficácia e a integridade na gestão dos recursos públicos, uma turma de 30 agentes públicos da Agência de Previdência do Mato Grosso do Sul (AGEPREV) concluíram, nesta segunda-feira (20/11), o curso de Implementação e Monitoramento de Controles Internos da Fundação Escola de Governo de MS.
Durante os cinco dias de capacitação, o curso, ministrado pelo instrutor Vinícius da Silva Almeida, abordou temas como ambiente de controle, avaliação de riscos, atividades de controle, informação e comunicação. De acordo com a Diretora-Presidente da Escolagov, Dra. Ana Paula Martins de Assunção, o curso foi pensado principalmente para os servidores da AGEPREV que estivessem lotados no controle interno, bem como os seus gestores públicos e auditores internos.
“Esses agentes tiveram a chance de conhecer os conceitos gerais de controle interno, os componentes do controle interno. Nós nos preocupamos também com a questão prática, ou seja, propiciar a sua implementação e o monitoramento. Ter essa noção é essencial quando se trata de garantir, ter esse cuidado com o uso dos recursos públicos”, explicou a Dra. Ana Paula.
O instrutor da capacitação, Vinícius da Silva, reforçou a necessidade de se obter o conhecimento acerca de controles internos, pois “muitas pessoas fazem esse trabalho sem saber porque estão fazendo e isso acaba burocratizando o processo e provocando mais prejuízo do que benefícios nos processos”.
“Controles internos têm que ser pensados num propósito específico, levando em conta principalmente os objetivos do órgão e considerando também o custo desse controle, o benefício que ele vem gerar e, principalmente, ser aplicado aos riscos”, afirmou Vinícius.
Pedro Santos
Estagiário de Jornalismo
Fundação Escola de Governo
(67) 3321-6100
Publicado por:
Andre Estoduto
Assessor de Comunicação
Fundação Escola de Governo
(67) 3321-6100