Aconteceu nesta manhã de terça-feira (30), a abertura do Pré-COP30 – Bioma Pantanal, encontro que marca a etapa preparatória para a COP30 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima). O evento reúne os governadores de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel e do Espírito Santo e presidente do Consórcio Brasil Verde, Renato Casagrande, o secretário em exercício, Artur Falcette (Semadesc), além da diretora executiva da COP30, Ana Toni e o secretário executivo de Estado de Meio Ambiente (MT), Alex Marega, representantes do governo federal, estadual e municipais, pesquisadores e lideranças, instituições nacionais e internacionais, especialistas, sociedade civil organizada e comunidade acadêmica, com o objetivo de discutir o papel estratégico do Pantanal na agenda climática global.
A programação contempla painéis político-estratégicos e técnico-políticos, palestras magnas e debates que buscam articular compromissos, promover diálogos técnicos e fortalecer a governança climática com ênfase no Bioma Pantanal. As discussões devem resultar na “Carta do Pantanal”, documento que será entregue à Presidência da COP30 como contribuição direta dos atores envolvidos.
“Mato Grosso do Sul tem uma contribuição muito grande ao instituir, numa lei de preservação, que é a lei do Pantanal, um instrumento econômico muito forte através do fundo do clima e dos seus programas de financiamento dos serviços ambientais. O pagamento por serviço ambiental a produtores que garantam a biodiversidade, o trabalho que a gente faz com cadeias produtivas de maior eficiência para melhorar a balança de carbono, são ações concretas que nós vamos demonstrar na COP como um exemplo, como uma realidade nossa. Acho que cada estado, cada ambiente vai buscar o seu produto, a sua linha de atuação. Mato Grosso do Sul fez isso. E nós estamos chamando o privado para essa discussão, pois não é uma função exclusiva do público”, afirmou Riedel.
O seminário aborda temas como o protagonismo subnacional na agenda climática, riscos e oportunidades relacionados a eventos extremos apontados pelo IPCC, a relação entre biodiversidade e mudanças climáticas, além de estratégias estaduais de adaptação, governança multinível e financiamento climático.
A diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula Martins, participou do evento e ressaltou a relevância do apoio institucional em eventos como este. “A Escolagov tem o compromisso de estar presente em iniciativas que fortalecem a agenda estratégica do Estado e promovem debates de grande relevância para a sociedade. Nosso papel é assegurar a organização das inscrições e a certificação oficial dos participantes, valorizando cada contribuição e reforçando a importância deste encontro e para o avanço de políticas públicas alinhadas aos desafios climáticos globais”.
O evento é organizado pelo Consórcio Brasil Verde em parceria com o Governo do Estado e com o apoio do Centro Brasil no Clima, é parte do processo nacional de preparação para a COP30. O encontro ainda contou com o apoio da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão das inscrições e pela certificação oficial dos participantes. Ao todo, 344 pessoas se inscreveram para acompanhar o encontro.
COP
A COP (Conferência das Partes) é o maior evento das Nações Unidas global para discussão e negociações sobre as mudanças do clima. O encontro é realizado anualmente e a presidência se alterna entre as cinco regiões reconhecidas pela ONU. Em 2025, o Brasil sediará a COP30 (30ª Conferência das Partes), que acontecerá em Belém, no Pará – entre 10 e 21 de novembro.
Para mais informações sobre o evento, acesse a matéria.
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov
Galeria de fotos