O Governo do Estado realizou nesta terça-feira (19) a cerimônia de entrega do XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública – edição 2024. Idealizado pelo executivo estadual e organizado pela Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) em parceria com a SAD (Secretaria de Estado de Administração), o prêmio tem objetivo de valorizar e reconhecer trabalhos técnicos inovadores apresentados por servidores públicos. A solenidade de premiação realizada no Auditório do Bioparque Pantanal, contou com a presença do governador Eduardo Riedel e autoridades.
Foram inscritas 185 propostas, divididas nas modalidades “Práticas Inovadoras de Sucesso” e “Ideias Inovadoras Implementáveis”. Nesta edição, 20 projetos foram premiados, com 10 ganhadores em cada modalidade, no valor total de R$180mil.
O prêmio reconheceu iniciativas que poderão contribuir para uma gestão mais eficiente e responsável, alinhadas aos Eixos Estratégicos do governo, como Desenvolvimento Social, Produção e Competitividade, Inovação e Sustentabilidade, e Governança para Resultados.
Na solenidade, o governador Eduardo Riedel ressaltou a importância do prêmio no reconhecimento das iniciativas inovadoras apresentadas pelos servidores públicos.
“Em diferentes áreas, a gente tem muito clara a visão do Estado para o nosso futuro, dentro de quatro grandes eixos, que são o desenvolvimento social, o crescimento, com competitividade e produção, inovação e sustentabilidade e o eixo de governança, importante também para levar adiante todas as nossas ações. Dentro de ideias práticas que são inovadoras, quando a gente abrange toda essa gama de iniciativas, a gente vê claramente que existe, dentro do governo do Estado, uma capacidade e uma iniciativa de poder se conectar com as demandas da sociedade”, disse Riedel.
Durante a solenidade, a diretora-presidente da Escola de Governo, Ana Paula de Assunção, destacou a importância da premiação como uma forma de reconhecer e valorizar os servidores públicos do estado que se dedicam a tornar a administração mais eficiente, moderna e conectada às necessidades da população. “Este prêmio celebra as ideias e práticas inovadoras que tornam a administração pública mais eficiente e conectada às necessidades da população”, afirmou
Em sua fala, Ana Paula também ressaltou o papel fundamental da Escolagov no desenvolvimento de competências dos servidores e na promoção de uma cultura de inovação no serviço público. “A Escolagov tem sido um pilar essencial na capacitação de nossos servidores. Em 2024, até o início de novembro, registramos mais de 42 mil inscrições em nossos cursos, reafirmando nosso compromisso em preparar as equipes para os desafios de uma gestão pública eficiente e inovadora”, destacou.
A presidente também destacou os programas implementados para o desenvolvimento dos servidores, como a Jornada de Desenvolvimento: Grandes Líderes de MS, focado no aprimoramento das lideranças do estado, e o Rota do Conhecimento, que leva capacitação a municípios de todo o estado garantindo que servidores de todas regiões tenham acesso ao desenvolvimento profissional.
O secretário de Administração, Frederico Felini, ressaltou a relevância da premiação para o reconhecimento do trabalho dos servidores e para o desenvolvimento do Estado. Felini afirmou que o evento, promovido pela Escola de Governo, é um momento de celebração e reforça a importância da administração pública na modernização dos serviços prestados à população.
“Cada vez que participo de um evento da Escola de Governo, sinto-me mais esperançoso e alegre. Sou apaixonado pela administração pública e fico impressionado com o comprometimento de vocês, servidores, que investem tempo e conhecimento para melhorar a qualidade do serviço público no dia a dia”, destacou o secretário.
Ele também enfatizou que o sucesso do Governo de Mato Grosso do Sul em manter uma das menores taxas de vulnerabilidade social e um dos maiores índices de pleno emprego é fruto direto do trabalho dos servidores públicos.
“Se hoje o Governo de Mato Grosso do Sul tem o privilégio de ser um Estado com pleno emprego, com uma das menores taxas de vulnerabilidade social, que mais investe no contribuinte e devolve ao cidadão o retorno dos impostos pagos, isso se deve, em grande parte, ao trabalho incansável dos servidores públicos. É o pensamento estratégico do Governo do Estado, que investe constantemente nos seus servidores e adota práticas eficientes, o que tem garantido a entrega de políticas públicas de qualidade para a população sul-mato-grossense.”
A Escolagov coordenou o processo seletivo em parceria com a SAD (Secretaria de Estado de Administração), Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Ciência e Tecnologia).
Os projetos foram avaliados conforme os eixos estratégicos de Desenvolvimento Social, Produção, Competitividade e Integração, Inovação e Sustentabilidade, e Governança e Gestão para Resultados, buscando alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Servidora é premiada por projeto inovador no combate à violência sexual
Na cerimônia de premiação, Ana Gabrielle Lupa Arruda, servidora da Polícia Científica vinculada à Sejusp, recebeu o reconhecimento por sua contribuição inovadora no combate à violência sexual. Atuando no Instituto de Análises Laboratoriais Forense no setor de DNA, Ana foi premiada pela criação de um projeto que utiliza a tecnologia do perfil genético para individualizar e combater crimes sexuais, especialmente aqueles envolvendo crianças e pessoas vulneráveis.
Ana Gabrielle explicou como surgiu seu projeto inovador no combate à violência sexual, destacando o uso do DNA para identificar agressores. “Ao perceber a alta demanda por análises de vestígios sexuais, especialmente envolvendo crianças e pessoas vulneráveis, pensei em como a tecnologia poderia ajudar. O DNA permite individualizar o agressor, e ao registrar esse perfil no banco de dados, ele pode ser conectado com outros laboratórios do Brasil inteiro. Isso torna possível identificar e punir criminosos, mostrando que, no Estado, esses crimes não ficarão impunes”, afirmou.
Em um depoimento emocionante e acompanhada pela família, Ana falou sobre sua trajetória profissional e como sua experiência pessoal a motivou a desenvolver a ideia que agora recebe reconhecimento. “A primeira inspiração veio de um projeto desenvolvido pelo meu antigo chefe, que também foi premiado no ano passado. Isso nos incentivou muito no laboratório e, hoje, conseguimos conquistar dois prêmios: um pela prática e outro pela ideia”, destacou Ana que ficou em segundo lugar na modalidade Ideias Inovadoras Implementáveis, Eixo Desenvolvimento Social.
Conheça os vencedores 2024:
PRÁTICAS INOVADORAS DE SUCESSO
EIXO: DESENVOLVIMENTO SOCIAL
- Projeto Estudantes no Controle
- Ganhadores: Reinaldo Martins Feitosa e Adriana Cristina Furtado Reis Nogueira
- Órgão: Controladoria-Geral do Estado (CGE)
- Implantação e Implementação da 1ª Escola de Assistência Social SUAS/MS do Brasil
- Ganhadores: Patrícia Borges Tenório Noleto e Maria Eleusa Freires da Silva
- Órgão: Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humano (SEAD)
- Terapia de Feridas por Pressão Negativa Método HRMS
- Ganhadores: Janaine Julie Magalhães Pinheiro Menezes e Aparecida Maciel Matoso
- Órgão: Secretaria de Estado de Saúde (SES)
EIXO: PRODUÇÃO, COMPETITIVIDADE E INTEGRAÇÃO
- Aliança Forense: Colaboração Estratégica entre Peritos e Forças de Segurança para Soluções Integradas
- Ganhador: Claudio Teruo Miguita
- Órgão: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP)
EIXO: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
- Implantação do Sistema SCI nas Operações de Combate a Incêndio Florestal no Pantanal
- Ganhador: Márcio Bambil Imai
- Órgão: Corpo de Bombeiros
- Projeto: NAVIO – Navegação Ampliada para Vigilância Intensiva e Otimizada
- Ganhadores: Danila Fernanda Rodrigues Frias, Giovana Soares Buzinaro, Larissa Domingues Castilho de Arruda, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, Anna Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves
- Órgão: Secretaria de Estado de Saúde (SES)
- Projeto Águas de Bonito – Conservação e Gestão Participativa dos Recursos Hídricos
- Ganhador: Marcelo Brasil de Brasil
- Órgão: Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL)
EIXO: GOVERNANÇA E GESTÃO PARA RESULTADOS
- Gestão de Riscos na execução da estratégia de Governo
- Ganhadores: Mateus Boldrine Abrita e Leandro Sauer
- Órgão: Secretaria de Estado de Gestão (SEGEM)/Secretaria de Estado de Governo (SEGOV)
- Padronização de Documentos Institucionais: Otimizando Processos e Elevando a Qualidade na Gestão Hospitalar
- Ganhadores: Mario Massahide Goto Junior e Reginaldo Omido Junior
- Órgão: Fundação de Saúde de Mato Grosso do Sul (FUNSAU)
- Modernização e Eficiência: Agilizando o Atendimento dos Sentenciados e a Rotina dos Servidores no Patronato Penitenciário de Campo Grande – MS
- Ganhador: Eugênio Rafael Rouledo Moretti
- Órgão: Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN)
IDEIAS INOVADORAS IMPLEMENTÁVEIS
EIXO: DESENVOLVIMENTO SOCIAL
- Projeto Piloto “Reservar para não Faltar” de auxílio na aquisição de Reservatórios de Água para os cadastrados no Programa “Tarifa Social” da Empresa Sanesul, na cidade de Itaporã/MS: Garantindo Segurança Hídrica para a Comunidade
- Ganhador: Sônia M Dantas da Silva
- Órgão: Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (SANESUL)
- DNA no Combate à Violência Sexual: Desafios e Soluções para Mato Grosso do Sul
- Ganhador: Ana Gabrielle Lubas Arruda
- Órgão: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP)
- Sistema Integrado de Autenticação Racial (SIAR) para Concursos e Processos Seletivos
- Ganhador: Eugênio Rafael Rouledo Moretti
- Órgão: Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN)
EIXO: PRODUÇÃO, COMPETITIVIDADE E INTEGRAÇÃO
- Procon na Rota – Rota Bioceânica – plataforma multinacional de atendimento ao consumidor
- Ganhadores: Gilsienny Arce Munhoz, Rogeria Fonseca da Victoria Rodrigues, Jairo Torres Vilalva
- Órgão: Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humano (SEAD) (SEAD)
EIXO: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
- Olho Cidadão: Aplicativo de Participação Cidadã para Fiscalização Ambiental no Mato Grosso do Sul
- Ganhador: Diego da Silva Ferreira Rosa
- Órgão: Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PM)
- Inteligência Artificial Aplicada à Análise de Risco na Defesa Agropecuária do MS
- Ganhadores: Glaucy da Conceição Ortiz, Karla Bethania Ledesma de Nadai, Marcio Regys Rabelo de Oliveira, Marcus Vinicius Angelo, Robson Campos dos Anjos
- Órgão: Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (IAGRO)
- Gerenciador de Documentos (GEDOC-MS) – uma ferramenta de integração e desburocratização na apresentação de documentos pelos usuários dos serviços públicos ofertados pelo Governo do MS
- Ganhador: Marlene Fernandes da Cruz
- Órgão: Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ)
EIXO: GOVERNANÇA E GESTÃO PARA RESULTADOS
- Simplifique
- Ganhadores: Jordana Pereira Lopes Goulart, Ana Ligia de Paula Zanin, Mariana Andrade Vieira, Vitor André de Matos Rocha Martinez Vila, Elcia Tatiane Pazeto Puks Campos, Cristiane Muller Dantas
- Órgão: Procuradoria-Geral do Estado (PGE)
- Estruturação de um Escritório de Gestão de Portfólios Públicos – EGPP no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
- Ganhador: Rodrigo Alejandro Ferrada Benavides
- Órgão: Secretaria de Estado de Gestão (SEGEM)/Secretaria de Estado de Governo (SEGOV)
- Gamificação para Capacitação de Servidores e Otimização dos Processos de Aprendizagem do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
- Ganhador: Paulo Raphael dos Santos
- Órgão: Corpo de Bombeiros
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov
Fotos: Rogério Medeiros
Galeria de Fotos: