Pós-Graduação em Gestão de Pessoas:  SAD e Escolagov realizam formatura de 32 servidores públicos

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 13, 2021 as 08:44 | Voltar

Nesta sexta-feira (10.12), a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) e a Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov) realizaram a solenidade de formatura da primeira turma do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas. O evento, aconteceu no auditório Germano Barros de Souza, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e reuniu autoridades, amigos e familiares que prestigiaram os formandos.

A especialização, direcionada exclusivamente aos servidores públicos estaduais teve início em 2019, visando promover o conhecimento e o desenvolvimento dos servidores na área de gestão de pessoas. Ofertada gratuitamente, foi realizada com carga horária de 390 horas/aulas e duração de 24 meses.

Conforme a titular da Secretaria de Administração, Ana Nardes, que representou o governado Reinaldo Azambuja no ato, mais que desenvolver pessoas, investir na formação do capital humano representa o cuidado com o presente e o futuro da Gestão Pública. “Mas para isso, não nos referimos a qualquer formação, e sim às que têm como preceitos basilares os eixos estratégicos da administração pública e que possibilitem alavancar a gestão dos recursos, das pessoas e a geração de resultados”, ressaltou.

Ana Nardes ainda destacou o esforço do Governo do Estado no desenvolvimento de ações que contribuem com a promoção do conhecimento e formação dos servidores. “Temos envidado nossos esforços para assegurar que nossos servidores tenham acesso a essa formação, nos cursos ofertados de forma presencial e à distância oferecidos pela Escolagov e também, com a titulação que realizamos hoje, somadas ao trabalho e às parcerias que temos buscado e firmado para efetivar essa política de desenvolvimento de servidores”, destacou.

Conforme o diretor-presidente da Escolagov, Ângelo Motti, a direção está trabalhando no planejamento das atividades para 2022, preparando novas ofertas de pós-graduação e graduação para qualificação dos servidores. “O próximo ano reserva à equipe da Escolagov novos desafios, notadamente com a atualização das áreas de conhecimento demandadas pelos Órgãos da Administração Direta, Fundações e Autarquias que apontaram a necessidade de aprimorar o conhecimento dos servidores em mais de 240 áreas. Soma-se a isso a determinação do Governo do Estado em continuar apoiando o Programa de Pós-Graduação da Escolagov, ampliando e diversificando também nesse campo as áreas de estudo e aprimoramento também com graduação”, disse.

O momento foi marcado pelo clima de alegria e satisfação para os formandos. O discurso da oradora da turma Ludmila Russi, ilustrou bem o sentimento comum dos concluintes do curso, resumiu as percepções de cada formando compartilhadas através de uma enquete realizada entre os colegas. Em suas palavras, a formanda refletiu sobre os momentos marcantes vivenciados durante o curso, além das lições aprendidas e as lembranças que permanecerão. “A manhã de hoje tem um significado especial para muitos de nós, sentimento que se justifica por várias razões. Pelo ineditismo do projeto desenvolvido pela Escolagov, com o apoio da UEMS, que hoje vemos concluído e que vem agregar resultados ao caminho da transformação e inovação administrativa escolhido pelo Estado de Mato Grosso do Sul”, enfatizou.

Ao mesmo tempo, Ludmila ressaltou a importância dos investimentos nas capacitações dos servidores pelo Governo do Estado. “Essa capacitação tem a nítida correlação com o investimento estatal que vem sendo realizado há alguns anos pela vertente de uma gestão administrativa com foco no desenvolvimento de competências. A distribuição de vagas entre os diversos órgãos e entidades da Administração Pública permitiu a pluralidade de ideias, a troca de experiências entre as distintas realidades dos ambientes de trabalho corporativo, destacou”

“Os grandes beneficiados desse modelo gerencial de gestão de pessoas com foco no desenvolvimento de competências são: a organização pública, que vê sua imagem interna e externa reforçada por credibilidade; seus integrantes, que experimentam o sentimento de pertencimento e reconhecimento pessoal e profissional; além da sociedade que se beneficia de um serviço público ofertado com maior qualidade", apontou a oradora.

Composição da mesa: secretária de Administração e Desburocratização Ana Carolina Araújo Nardes, ex-senadora e ex-conselheira do Tribunal de Contas Marisa Serrano, diretor-presidente da Escola de Governo Antônio  José Ângelo Motti, ex-diretor-presidente da Escolagov e paraninfo da turma Wilton Paulino, a diretora de pesquisa e pós-graduação da Escolagov professora Cláudia Maria Sonasglio; diretor da Academia de Polícia Civil de MS Roberto Gurgel e a diretora da Escola Superior da Defensoria drª Cláudia  Fassa, representou a Drª Patrícia Cozolino de Oliveira, Defensora Pública Geral do Estado.

Pós-graduação

Implementada em 2019, ainda na gestão do ex-diretor-presidente Wilton Paulino Júnior, a pós-graduação foi consolidada no Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2021), com isso a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov) trabalhou nos últimos anos para a implementação e oferta de curso de pós-graduação em nível de especialização para os servidores efetivos do Estado.

Em 2018 foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação para a oferta de curso de pós-graduação Lato Sensu, iniciando a primeira turma em Gestão de Pessoas em novembro de 2019.

Emocionado, Wilton destacou que o momento da formatura é o mais bonito e verdadeiro do que qualquer outro evento. Considerou ainda, a importância da capacitação aos servidores. “Por ser um dos principais recursos do governo o fator humano, deve receber qualificação e aprimoramento profissional constante. Para se atingir níveis de excelência na administração pública é necessário qualificar e transformar pessoas”, garantiu.

Texto e foto de capa: Raquel dos Passos- SAD               Fotos galeria: Saul Schamm

Publicado por: Victor Figueiras

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.