Consolidado em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2021), a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov) trabalhou para a implementação e oferta de curso de pós-graduação em nível de especialização para os servidores efetivos do Estado. O credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação iniciou em novembro de 2019 com a oferta da primeira turma de pós-graduação lato sensu em Gestão de Pessoas.
De acordo com o diretor-presidente Wilton Paulino Júnior, “para se atingir níveis de excelência na administração pública é necessário qualificar e transformar pessoas”. Entendimento claro que resultou na construção do projeto pedagógico na área de gestão de pessoas. O corpo discente é composto por servidores públicos estaduais lotados em 30 unidades gestoras do estado.
“O olhar profissionalizante da formação busca a aplicação dos conteúdos aprendidos em sala de aula nos locais de trabalho, procurando sempre compartilhar o aprendido com os demais colegas fortalecendo os laços de equipe e cooperação” explica a diretora de pesquisa e Pós-graduação, Cláudia Sonaglio.
A interação tem gerado frutos à gestão estadual e aos usuários dos serviços públicos, a exemplo da expressiva participação dos discentes do curso de pós-graduação no Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, promovido recentemente, no qual um dos trabalhos embrionado em uma discussão na disciplina de Inovação e Empreendedorismo no Setor Púbico foi ganhador do primeiro lugar na categoria Ideias Inovadoras Implementáveis.
Embora já tenha espaço de destaque entre as escolas de governo por ofertar pós-graduação, a Escolagov busca novos formas de democratizar a formação e qualificação dos servidores. Para consolidar isso, a parceria junto ao Ministério da Educação visa a autorização para oferta de cursos de especialização em modalidade a distância, o que deve ampliar a força de atuação em todo o território estadual.
As ações estão alinhadas com a ideia central de criação da universidade coorporativa para os servidores do Estado, consolidando assim o compromisso de valorização e desenvolvimento dos servidores públicos, assumidos pela Escola de Governo.
Davi Nunes Souza, SAD