Promover, coordenar e implementar ações de sustentabilidade, essas são as atribuições da nova comissão gestora interna sustentável da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), apresentada no “Dia S – MS é Verde” na SAD (Secretaria de Estado de Administração). O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (30/07).
A ação “Dia S – MS é Verde” é a agenda sustentável criada pelo Governo do Estado, a qual tem a intenção de orientar e conscientizar os servidores públicos sobre a importância da responsabilidade socioambiental nos órgãos públicos do Poder Executivo Estadual, estimulando práticas sustentáveis no cotidiano da administração pública. A agenda vai de encontro com a A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Governo Federal.
Para que ocorra de forma efetiva e coletiva a adesão às novas práticas, cada órgão público deve ter uma comissão gestora interna responsável pelo levantamento e mapeamento das ações a serem desenvolvidas de acordo com as suas respectivas necessidades. No caso da Escolagov, quatro servidores foram designados para a execução dessa tarefa: Hyacer Gonçalves Monteiro, Cristiane Oliveira, Roberto Allan Marques de Aragão e Rafael Cerzosimo Naglis.
- Primeira-dama Mônica Riedel, madrinha da ação.
- Membros da comissão interna da Escolagov.
- Servidores no ‘Dia S – MS é Verde’.
As iniciativas devem seguir as orientações da sigla ESG (Environmental, Social and Governance), que aborda as questões ambiental, social e governança para instituições públicas e privadas atuarem de forma mais responsável, ética e sustentável.
A diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, explica que a implementação da agenda sustentável dentro da administração pública é gradual e requer a dedicação de todos, além de ser um compromisso com as futuras gerações, a eficiência da gestão e o bem-estar coletivo.
“Transformar a cultura organizacional não é um processo imediato. Exige tempo, comprometimento e, acima de tudo, a consciência de que cada pequena ação tem o potencial de gerar mudanças significativas. Temos plena confiança de que, com o engajamento dos nossos servidores, conseguiremos promover práticas sustentáveis que tornarão o ambiente de trabalho mais saudável, eficiente, ético e alinhado aos valores da sustentabilidade”, afirmou Ana Paula.
De acordo com o servidor e membro da comissão, Hyacer Monteiro, a equipe já tem um planejamento de iniciativas. “Entre as ações previstas estão a redução do uso de papel, destinação correta de resíduos, promoção de campanhas educativas com servidores e estagiários, e a adoção de critérios sustentáveis nas contratações públicas. Essas práticas se alinham também à nossa Política de Estágio, que agora valoriza ainda mais a formação ética, cidadã e responsável dos nossos estagiários, preparando-os para atuar com consciência ambiental e compromisso público”, pontuou Hyacer.
Ao aderir a essa proposta, a Escola de Governo reforça seu comprometimento com a inovação, responsabilidade social e construção de um serviço público mais consciente e transformador.
Pedro Santos, Comunicação Escolagov.