No mês de Pedro Santos
setembro, a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul demonstra sua habilidade e comprometimento ao capacitar servidores públicos de diferentes órgãos do Governo do Estado de MS. A Escolagov está ministrando cursos de Excel Avançado para a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS) e o Instituto Mirim (IMCG), enquanto servidores de todas as secretarias terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades no curso de Gestão e Fiscalização de Contratos.
A Diretora-Presidente da Escolagov, Ana Paula Martins Pereira de Assunção, enfatizou a importância de aproveitar as oportunidades de capacitação oferecidas dentro do estado, destacando que a instituição conta com instrutores altamente capacitados e que todos os cursos são gratuitos.
“Nós temos cursos em diversas áreas e diversos instrutores muito capacitados que atuam em cada área. E tudo sendo gratuito”, afirmou Ana Paula.
De acordo com a Diretora de Educação Continuada da instituição, Silvana Machini, o curso de Excel Avançado da CGE foi solicitado pela própria Controladoria, atendendo ao Plano Anual de Desenvolvimento do Servidor (PADS) de 2023, com carga horária de 20h e lecionado pelo instrutor Roberto Cícero. A capacitação será do dia 11 ao dia 15, das 7h30 às 11h30, no laboratório de informática da Academia da Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira (ACADEPOL).
A mesma qualificação será lecionada também, para uma turma de mirins do IMGC, pelo instrutor Roberto Cícero, do dia 18 ao dia 22, na UNIDERP. Segundo a Diretora, a demanda veio do Diretor-Presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (IAGRO), o qual pediu uma capacitação que “servisse para os mirins e os auxiliasse em qualquer lugar em que fossem trabalhar”.
“Nós precisamos melhorar a qualidade do serviço prestado pelos agentes públicos do estado. Os mirins são como qualquer outro servidor público, pois prestam serviço público também. Eles prestam para a IAGRO hoje, mas amanhã podem ir para qualquer outro lugar”, esclareceu Silvana.
Já o curso de Gestão e Fiscalização de Contratos é voltado para os servidores públicos de todas as unidades gestoras, contando com a presença de até 100 servidores públicos. O intuito da capacitação, segundo a ementa do mesmo, é “demonstrar uma visão sistêmica e detalhada da gestão e fiscalização de contratos administrativos”.
O curso, que será ministrado presencialmente, compreende 18 horas/aula e abordará uma ampla gama de tópicos relacionados à administração de contratos pelo setor público, divididos em seis módulos. Seus módulos incluem desde o planejamento até a extinção dos contratos, passando pela identificação de cláusulas exorbitantes e a aplicação de sanções quando necessário.
“Nossa expectativa é que os servidores estaduais adquiram um conhecimento sólido e prático sobre a gestão e fiscalização de contratos administrativos. Isso não apenas os capacitará a desempenhar suas funções de forma mais eficiente, mas também promoverá a transparência e responsabilidade na administração pública, garantindo que os princípios fundamentais sejam respeitados”, explicou o instrutor do curso, Leonardo Mira Marques.
Com sua experiência na área de licitações, a Diretora-Presidente, entende que a estrutura do curso de Gestão e Fiscalização de Contratos engloba “temas que são de dificuldade dos servidores públicos estaduais”.
A abertura da capacitação de Gestão e Fiscalização de Contratos foi feita na tarde desta segunda-feira(11), no auditório do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), com a presença de mais de 150 agentes públicos.
Pedro Santos
Estagiário de Jornalismo
Fundação Escola de Governo
(67) 3321-6100
Publicado por:
Andre Estoduto
Assessoria de Comunicação
Fundação Escola de Governo
(67) 3321-6100