Com o objetivo de orientar os servidores do Poder Executivo Estadual sobre o XX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, a Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) realizou na segunda-feira (28), uma live institucional transmitida pelo canal oficial da fundação no YouTube. A apresentação técnica abordou detalhadamente do edital, com foco nos critérios de participação, estrutura das propostas, processo de inscrição, etapas de avaliação e premiação.
A transmissão foi conduzida pela diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, em conjunto com a diretora do LAB-GEIMS (Laboratório de Eficiência e Inovação na Gestão), Suzana Neves Moreira. Durante a live, foram destacados os principais pontos do edital, com ênfase nas duas modalidades Prática Inovadora, para projetos já implementados com resultados mensuráveis, e Ideia Inovadora, destinada a propostas ainda não executadas, mas com potencial inovador.
As propostas devem estar alinhadas a um dos quatro eixos estratégicos do Governo do Estado, sendo: Desenvolvimento Social; Produção, Competitividade e Integração; Inovação e Sustentabilidade; ou Governança e Gestão para Resultados. Também é obrigatório o alinhamento com pelo menos um dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e às diretrizes do Plano Plurianual 2024–2027.
Poderão participar servidores públicos estaduais efetivos, comissionados ou temporários, individualmente ou em equipe de até quatro integrantes. Não poderão concorrer estagiários, dirigentes máximos e adjuntos de órgãos, servidores da Escolagov e da Fundect, além de membros das comissões organizadora, avaliadora ou julgadora do prêmio.
As inscrições estão abertas até 25 de agosto de 2025, às 17h (horário de MS), e devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma SIGFUNDECT. Os candidatos devem preencher o formulário eletrônico e anexar os documentos obrigatórios: relato da proposta (Anexo I), termo de compromisso (Anexo II), cessão de direitos autorais (Anexo III) e documentos de identificação da equipe. Todos os arquivos devem ser enviados em formato PDF, respeitando as diretrizes do edital. A estrutura da proposta deve seguir rigorosamente o modelo previsto, com limite máximo de 10 páginas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, sem qualquer identificação pessoal ou institucional, sob risco de desclassificação.
O processo de avaliação será realizado em três etapas: enquadramento, análise de mérito e pitch presencial para os finalistas. Serão selecionadas até 15 propostas por modalidade, desde que obtenham no mínimo 70% de pontuação na análise técnica. A apresentação oral ocorrerá no dia 27 de outubro, com minicurso preparatório oferecido em 22 de outubro. O pitch é etapa obrigatória para os classificados.
Os cinco primeiros colocados de cada modalidade receberão premiações em dinheiro, que variam entre R$ 4 mil e R$ 24 mil. Além disso, os vencedores do 1º lugar em cada modalidade serão contemplados com uma viagem técnica, com todas as despesas pagas e visitas a instituições de referência em inovação e gestão pública.
Durante a transmissão, a diretora-presidente Ana Paula de Assunção destacou a importância estratégica da iniciativa. “Esta edição celebra duas décadas de valorização da criatividade no setor público. Reformulamos o prêmio para torná-lo mais acessível e alinhado às reais demandas da gestão pública estadual. É uma oportunidade concreta para os servidores proporem soluções inovadoras que gerem resultados efetivos para a sociedade.”
Com foco na inclusão e no acesso à informação, a live contou com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por profissionais do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), vinculado à Coordenadoria de Educação Especial (COESP), da Secretaria de Estado de Educação (SED).
A gravação completa da live está disponível no canal oficial da Escolagov no YouTube: youtube.com/@escolagovms_oficial. O edital, modelos de documentos e materiais de apoio podem ser acessados na página oficial do prêmio, disponível em: www.escolagov.ms.gov.br – botão Prêmio de Gestão.
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov
Confira alguns momentos da live: