Nesta quinta-feira, 15 de agosto, a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov) realizou live no YouTube para apresentar detalhes e orientações sobre o XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública. A transmissão contou com a participação da diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, e da diretora do Laboratório de Eficiência e Inovação na Gestão de Mato Grosso do Sul (LAB-GEIMS), Suzana Neves Moreira.
Durante a live, foram abordados pontos fundamentais do edital do prêmio, com explicações sobre as modalidades de participação, critérios de avaliação e etapas do processo seletivo. A diretora-presidente, Ana Paula de Assunção, destacou a importância da iniciativa para o reconhecimento de ideias e práticas inovadoras na administração pública. “O objetivo é fornecer todas as informações necessárias para que os servidores possam participar com sucesso e contribuir para a melhoria dos serviços públicos no Estado”, afirmou.
A live também trouxe respostas a dúvidas frequentes dos servidores. Entre as questões abordadas, destacou-se a oportunidade de participação no concurso de todos os servidores públicos estaduais, incluindo comissionados. Outro ponto importante foi a explicação das duas modalidades do prêmio: “Práticas Inovadoras de Sucesso” e “Ideias Inovadoras Implementáveis”. A primeira premia trabalhos em execução há pelo menos um ano, enquanto a segunda foca em projetos que ainda não foram implementados, mas que possuem potencial para serem adotados pela administração estadual.
Os participantes foram orientados sobre o processo de inscrição, que deve ser feito exclusivamente online, por meio do sistema SIGFUNDECT. Foi enfatizada a necessidade de atualizar o currículo na Plataforma Lattes, uma exigência para a inscrição, assim como o cuidado na elaboração e submissão das propostas, para evitar desclassificação por erros formais.
A live também destacou os principais motivos que levaram à desclassificação de propostas em edições anteriores do prêmio, como a identificação do autor nos documentos e o não cumprimento dos critérios estabelecidos no edital. Os servidores foram alertados a lerem atentamente o edital e garantir que suas propostas atendam a todos os requisitos.
Visando garantir o acesso à informação para a pessoa surda que se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais, a live contou com o apoio da intérprete Andressa de Sousa Santos, do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), vinculado à Coordenadoria de Educação Especial (COESP), da Secretaria de Estado de Educação (SED).
Inscrições
As inscrições para o prêmio estão abertas até 4 de setembro, e o prêmio totalizará R$ 208 mil, distribuídos entre as melhores propostas. A iniciativa, promovida pela SAD em parceria com a Escolagov, reforça o compromisso do governo estadual com a modernização e o aprimoramento da gestão pública por meio da inovação.
Mais informações estão disponíveis no site da Escolagov – https://www.escolagov.ms.gov.br/premio-escolagov/. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail projetosespeciais@escolagov.ms.gov.br.
A live completa está disponível no You Tube da Fundação Escola de Governo de MS, acesse aqui.
Galeria de Imagens:
Texto: Raquel dos Passos – Comunicação Fundação Escola de Governo de MS
Fotos: Rogério Medeiros (Fertel)
Alguns pontos apresentados durante a live:
Edital aberto em 09 de julho de 2024
Prazo final para inscrições: 04 de setembro de 2024, não haverá prorrogação.
1) O QUE É O PRÊMIO DE INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA?
É um concurso realizado anualmente pelo governo de Mato grosso do Sul, através da Escola de Governo, e tem como objetivo incentivar os servidores públicos do poder Estadual a contribuir com a modernização e inovação na gestão
pública e reconhecer/divulgar/valorizar Práticas Inovadoras de Sucesso e Ideias Inovadoras Implementáveis.
É um concurso realizado pela Escolagov com a participação de importantes parceiros, como a Secretaria de Administração (SAD), a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV/SEGEM), a UEMS e a FUNDECT.
2) QUEM PODE PARTICIPAR?
Servidor Público Estadual.
3) O SERVIDOR COMISSIONADO PODERÁ PARTICIPAR?
Sim, O servidor comissionado também poderá participar. Importante ressaltar que as propostas podem ter autoria individual ou por equipes com até 6 servidores;
4) COMO SERÁ REALIZADO O CONCURSO DO PRÊMIO DE INOVAÇÃO?
Para participar do prêmio, o servidor deverá escolher qual das modalidades a proposta será submetida.
É necessário que a proposta apresente contribuições para a modernização da Gestão Pública partindo da identificação e descrição de uma situação real e a promoção de ações que causem resultados positivos e significativos.
O Concurso prevê DUAS modalidades que compõem o XIX Prêmio de Inovação na Gestão Pública, são:
a) Práticas Inovadoras de Sucesso: Nessa modalidade serão premiados trabalhos que estão sendo executados a pelo menos um ano, e que são passíveis de ter resultados inovadores mensuráveis, quando comparados à rotina anterior desenvolvida no órgão/departamento.
b) Ideias Inovadoras Implementáveis: Nessa modalidade serão premiados trabalhos ainda não colocados em prática, ou seja, está no campo das ideias, e que possam ser utilizadas pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
O servidor pode perceber na sua rotina diária que é possível aprimorar algum fluxo, algum serviço ou algum processo, por exemplo.
- O servidor pode inscrever como proponente/coordenador da proposta apenas UMA vez em cada modalidade, e ele também pode participar como colaborador em outras propostas.
5) COMO SABER SE POSSO ME INSCREVER NO XIX PRÊMIO DE INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA?
O servidor deve ler atentamente e conhecer o Edital; O Item 4 do Edital trata dos Critérios de Elegibilidade e se não houver o cumprimento de todos os itens, a proposta não será enquadrada.
Os critérios são:
a) Ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro em situação regular no país;
b) Residir no Estado de Mato Grosso do Sul;
c) Ser servidor público estadual;
d) Possuir cadastro atualizado no SIGFUNDECT (Sistema de Informação e Gestão de Projetos da Fundect – https://sigfundect.ledes.net);
e)Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes (CNPq) – https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio.
* Esses dois últimos itens necessitam de muita atenção porque são as novidades desse ano do XIX Prêmio de Inovação na Gestão Pública.
Nós temos a importante parceria com a FUNDECT, onde todo o processo de gestão do Prêmio, as inscrições, os recursos, as avaliações serão feitas dentro do SigFundect.
6) COMO FAZER O CADASTRO NO SIGFUNDECT?
a) O servidor deve acessar o endereço descrito no edital ledes.net, clicar em Não Sou Cadastrado e fazer o Cadastro. Nesse cadastro o servidor vai inserir as informações pessoais e algumas informações mais gerais.
b)Quando finalizar o Cadastro, o servidor deve localizar a chamada do EDITAL ESCOLAGOV – XIX PRÊMIO SUL-MATO-GROSSENSE DE INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA – 2024.
c) Clicando no Edital, vai abrir a página onde o servidor iniciará o cadastro da proposta. Lembrando que a proposta não precisa ser feita em um único acesso. O Servidor pode entrar, conhecer o ambiente do SigFundect, pode baixar os modelos em Word para a escrita das propostas, e depois fazer a inserção dos arquivos preenchidos para finalização da proposta.
d)Quando iniciar o preenchimento, o servidor deverá preencher todos os itens obrigatórios, dentre eles a Área do Conhecimento. Nessa fase, o servidor deve olhar as possibilidades e escolher aquela que melhor se enquadra na SUA própria área de formação e/ou do trabalho inscrito.
e) Dentro do SigFundect, na primeira página, já existem os campos relacionados às ODS as quais a proposta é vinculada, e aos Objetivos Estratégicos do PPA 2024-2027. Então é só uma aba que deve ser aberta e o servidor escolhe aquela que melhor se aplica à proposta.
f)Na segunda página constam os Anexos com o Termo de Compromisso, com os roteiros para relato da Prática Inovados e da Ideia Inovadora e o Termo de Cessão Gratuita de Direitos Autorais. TODOS ESSES ARQUIVOS DEVEM SER BAIXADOS E UTILIZADOS PARA A CONTRUÇÃO DO TEXTO E ASSINATURAS, QUANDO PERTINENTES, COMO O TERMO DE COMPROMISSO E O TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS.
g)Na última página do SigFundect consta o Cronograma e as Atividades. Essas informações são fundamentais para a avaliação de qualquer projeto e são determinantes para a execução da proposta.
7) COMO FAZER O CADASTRO NA PLATAFORMA LATTES?
Dentre os itens obrigatórios tem a necessidade de ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes (https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio).
Lá vai preencher seu currículo e vai precisar colocar esse link do seu currículo lá no SigFundect.
O servidor precisa:
1) Ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes;
2) Fazer o Cadastro no SigFundect.
8) EM QUAIS CASOS O MEU PROJETO PODE NÃO SER ENQUADRADO?
Caso não atenda todos os itens do Edital, observar o Item 9 das Inscrições.
9) EM QUAIS CASOS O MEU PROJETO PODE NÃO SER CLASSIFICADO?
11.2.1. Serão desclassificados os trabalhos que:
a) não atingirem, no mínimo, 60% (sessenta por cento) da pontuação máxima determinada;
b) apresentarem qualquer espécie de identificação de autoria, como nomes, timbres, fotos do aut
or, carimbos e outros elementos que possam identificar o proponente no trabalho a ser avaliado;
c) contenham o mesmo texto da prática ou ideia inscritas por proponentes distintos;
d) não cumprirem as normas estabelecidas neste Edital
10) NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO PRÊMIO, QUAIS FORAM OS ITENS QUE MAIS DESCLASSIFICARAM AS PROPOSTAS?
Na edição do Prêmio de 2023, foram inscritas 204 propostas, e destas, 42 foram reprovadas.
Os principais motivos foram:
a) 24 propostas: Indicaram algum tipo de autoria dentro do arquivo de relato da proposta. Atentem-se para não colocar o nome do proponente, fotos, ou qualquer outra situação que seja possível reconhecer a autoria da proposta;
b) 12 propostas: Não atingirem 50% da nota. Então foi questão de pontuação dos itens avaliados mesmo.
c) 5 propostas: Problemas na documentação: seja falta de assinatura ou falta de arquivo, por exemplo. É importante ressaltar que nas propostas coletivas, é necessária a assinatura de todos os integrantes, então não pode deixar para a última hora para não correr risco
d) 4 propostas: Não cumpriram outras normas do Edital.