Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Escolagov
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • Apresentação
    • Estrutura
    • Plano de Desenvolvimento Institucional
    • Comissão Própria de Avaliação
    • Legislação
  • Serviços
  • Programas e Projetos
    • Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública
  • Informativos
    • Apostilas
    • e-MS
    • Cursos
    • Palestras
    • Workshops
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Iniciativa vencedora do Prêmio de Inovação promove atendimento humanizado a pessoas com autismo

  • 23 jul 2025
  • Categorias:Geral, Prêmio de Gestão
  • Compartilhar:

Um olhar atento, um gesto de empatia e um ambiente verdadeiramente acolhedor, esses são os pilares do projeto “Posto de Identificação Amigo do Autista”, vencedor da 18ª edição do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública. A iniciativa, idealizada pela perita papiloscopista Maira Gasques Chaves Cappi, comprova como servidores públicos podem transformar a experiência de atendimento à população, especialmente para pessoas com deficiência, com soluções sensíveis, eficazes e mais humanas.

Instalado no Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, localizado em um shopping center de Campo Grande, o posto é o primeiro do Estado projetado especificamente para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no processo de emissão da Carteira de Identidade Nacional. O espaço é adaptado com texturas táteis, brinquedos sensoriais, isolamento acústico, equipe capacitada e, sobretudo, respeito às particularidades de cada indivíduo.

“Tocava muito ver as famílias atípicas tendo sua intimidade exposta diante de outras pessoas, muitas vezes com crianças em momentos de desafio, sendo julgadas por quem nada entende sobre neurodiversidade”, relembra Maira Gasques, ao explicar o que a inspirou a desenvolver o projeto. A proposta surgiu após sua participação no I Seminário de Atendimento Integrado às Pessoas com TEA, realizado em 2022 pelo Corpo de Bombeiros Militar de MS. A partir dessa experiência, Maira percebeu a necessidade e a urgência de criar um ambiente mais inclusivo e adequado dentro do serviço público.

Para a família Tosta, o impacto foi imediato. O pequeno Samuel Piromal Tosta, de 11 anos, diagnosticado com TEA aos 3, conseguiu realizar a emissão da sua carteira de identidade em um ambiente tranquilo e adaptado às suas necessidades. O pai, Max Sousa Tosta, tenente do Corpo de Bombeiros Militar, acompanhou todo o processo e se emocionou com a diferença.

“Samuel conseguiu compreender o que estava acontecendo e durante a espera permaneceu descontraído brincando com os recursos disponíveis na sala”, contou. “Gostamos muito do espaço reservado para o atendimento, o isolamento acústico, a receptividade da equipe, a forma objetiva e simples de explicar os procedimentos que seriam realizados, limpeza da sala e os estímulos sensoriais. ”

Max, que estava acompanhado da esposa, Dayanna de Menezes Sanches Piromal Tosta, e do filho caçula, Pedro, vê o projeto como um avanço concreto rumo a um futuro mais seguro para o filho.

“A principal preocupação com nosso filho é como será a vida dele quando não mais estivermos aqui para oferecer suporte. Então é um anseio de que políticas públicas de inclusão sejam implementadas e que sejam eficientes. Que bom que há incentivos, como o Prêmio de Inovação na Gestão Pública, fomentando novas formas de melhorar a prestação do serviço público. ”

A premiação da iniciativa não foi apenas o reconhecimento de uma boa prática, mas um sinal claro de que o Estado valoriza a escuta ativa de seus servidores, especialmente daqueles que estão na linha de frente do atendimento à população.

“Percebi que tinha vencido quando fui adicionada ao grupo dos vencedores da Escolagov”, relembra Maira com humor. “Fiquei imensamente feliz. ”

Segundo ela, a premiação envia uma mensagem importante a todos os servidores públicos que têm ideias, mas ainda hesitam em colocá-las em prática. “O Estado quer ouvir quem está na ponta. Quer lideranças transformadoras. E sim, é possível rever e criar novos processos, fazer diferente. ”


Para Max, essa escuta e valorização do servidor é o caminho a ser seguido. “Que cada servidor leve adiante suas ideias e boas práticas, para que sejam conhecidas, reconhecidas e multiplicadas. Que possamos transformar formas de servir que já não respondem às necessidades da sociedade. ”

O sucesso do projeto já desperta o interesse de outras instituições. A Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria de Estado de Cidadania (SEC), sinalizou a intenção de expandir a iniciativa para outros municípios. Maira defende a replicação do modelo.

“É muito bom saber que fiz parte do início dessa nova cultura de atendimento especial. Ouvir relatos como o do Samuel e seus pais reforça que estamos no caminho certo. Sei da dificuldade de acesso aos serviços e espero que essa semente de boas práticas germine e se desenvolva pelo Estado todo, e que possamos colher bons frutos desse processo”, enfatiza a servidora.

A experiência demonstra que inovar na gestão pública vai além de tecnologia ou processos. Trata-se, sobretudo, de pessoas, escuta qualificada e inclusão real. O Prêmio de Inovação na Gestão Pública cumpre, assim, um papel essencial ao valorizar ideias que emergem do compromisso de servidores dedicados a fazer a diferença.

O Posto de Identificação Amigo do Autista está localizado no Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, no Pátio Central Shopping, em Campo Grande (MS). O atendimento é realizado exclusivamente com agendamento prévio pelo site: servicos.sejusp.ms.gov.br  – Posto de Identificação Área Central de Campo Grande – PI02.

Inscrições abertas para a 20ª edição do Prêmio

Estão abertas até às 17h do dia 25 de agosto de 2025 (horário de Mato Grosso do Sul) as inscrições para a 20ª edição do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da SAD e da Escolagov, com o objetivo de reconhecer práticas e ideias inovadoras que contribuam para a modernização e melhoria dos serviços públicos estaduais.

A premiação totaliza R$ 294 mil, além de viagens nacionais para os primeiros colocados de cada categoria. Podem participar servidores públicos estaduais ativos (efetivos, comissionados e temporários), com propostas em duas modalidades: Práticas Inovadoras e Ideias Inovadoras. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo sistema SIGFUNDECT: https://sigfundect.ledes.net.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (67) 3348-6637 / 6633 ou pelo e-mail labgeims@escolagov.ms.gov.br. Mais informações estão disponíveis no site: www.escolagov.ms.gov.br – botão Prêmio de Gestão.

Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov






LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
Planos de Contratações Anuais
FUNDAÇÃO ESCOLA DE GOVERNO DE MATO GROSSO DO SUL

Rua Dr Michel Scaff, 53
Chácara Cachoeira - Campo Grande | MS
(67) 3348-6600
CEP: 79040-860

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital