O Governo do Estado realizou nesta terça-feira (19) a cerimônia de encerramento e premiação do XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública – edição 2024. Idealizado pelo executivo estadual e organizado pela Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) em parceria com a SAD (Secretaria de Estado de Administração), o prêmio tem objetivo de valorizar e reconhecer trabalhos técnicos inovadores apresentados por servidores públicos. A solenidade de premiação realizada no Auditório do Bioparque Pantanal, contou com a presença do governador Eduardo Riedel e autoridades.
Foram inscritas 185 propostas, divididas nas modalidades “Práticas Inovadoras de Sucesso” e “Ideias Inovadoras Implementáveis”. Nesta edição, 20 projetos foram premiados, com 10 ganhadores em cada modalidade, no valor total de R$180mil.
O prêmio reconheceu iniciativas que poderão contribuir para uma gestão mais eficiente e responsável, alinhadas aos Eixos Estratégicos do governo, como Desenvolvimento Social, Produção e Competitividade, Inovação e Sustentabilidade, e Governança para Resultados.
Na solenidade, o governador Eduardo Riedel ressaltou a relevância do prêmio no reconhecimento das iniciativas inovadoras, alinhadas às estratégias de governo, apresentadas pelos servidores públicos.
“Em diferentes áreas, a gente tem muito clara a visão do Estado para o nosso futuro, dentro de quatro grandes eixos, que são o desenvolvimento social, o crescimento, com competitividade e produção, inovação e sustentabilidade e o eixo de governança, importante também para levar adiante todas as nossas ações. Dentro de ideias práticas que são inovadoras, quando a gente abrange toda essa gama de iniciativas, a gente vê claramente que existe, dentro do governo do Estado, uma capacidade e uma iniciativa de poder se conectar com as demandas da sociedade”, disse Riedel.
Durante o evento, a diretora-presidente da Escola de Governo, Ana Paula de Assunção, destacou a importância da premiação como uma forma de reconhecer e valorizar os servidores públicos do estado que se dedicam a tornar a administração mais eficiente, moderna e conectada às necessidades da população. “Este prêmio celebra as ideias e práticas inovadoras que tornam a administração pública mais eficiente e conectada às necessidades da população”, afirmou.
Em sua fala, Ana Paula reforçou o papel fundamental da Escolagov no desenvolvimento de competências dos servidores e na promoção de uma cultura de inovação no serviço público. “A Escolagov tem sido um pilar essencial na capacitação de nossos servidores. Em 2024, até o início de novembro, registramos mais de 42 mil inscrições em nossos cursos, reafirmando nosso compromisso em preparar as equipes para os desafios de uma gestão pública eficiente e inovadora”.
A presidente também falou dos programas implementados para o desenvolvimento dos servidores, como a Jornada de Desenvolvimento: Grandes Líderes de MS, focado no aprimoramento das lideranças do estado, e o Rota do Conhecimento, que leva capacitação a municípios de todo o estado garantindo que servidores de todas regiões tenham acesso ao desenvolvimento profissional.
Na abertura, o secretário de Administração, Frederico Felini, enfatizou a relevância da premiação para o reconhecimento do trabalho dos servidores e para o desenvolvimento do Estado. Felini afirmou que o evento, promovido pela Escola de Governo, é um momento de celebração e reforça a importância da administração pública na modernização dos serviços prestados à população.
“Cada vez que participo de um evento da Escola de Governo, sinto-me mais esperançoso e alegre. Sou apaixonado pela administração pública e fico impressionado com o comprometimento de vocês, servidores, que investem tempo e conhecimento para melhorar a qualidade do serviço público no dia a dia”, destacou o secretário.
Ele também apontou que o sucesso do Governo de Mato Grosso do Sul em manter uma das menores taxas de vulnerabilidade social e um dos maiores índices de pleno emprego é fruto direto do trabalho dos servidores públicos.
“Se hoje o Governo de Mato Grosso do Sul tem o privilégio de ser um Estado com pleno emprego, com uma das menores taxas de vulnerabilidade social, que mais investe no contribuinte e devolve ao cidadão o retorno dos impostos pagos, isso se deve, em grande parte, ao trabalho incansável dos servidores públicos. É o pensamento estratégico do Governo do Estado, que investe constantemente nos seus servidores e adota práticas eficientes, o que tem garantido a entrega de políticas públicas de qualidade para a população sul-mato-grossense.”
A Escolagov coordenou o processo seletivo em parceria com a SAD (Secretaria de Estado de Administração), Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Ciência e Tecnologia).
Os projetos foram avaliados conforme os eixos estratégicos de Desenvolvimento Social, Produção, Competitividade e Integração, Inovação e Sustentabilidade, e Governança e Gestão para Resultados, buscando alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Servidora é premiada por projeto inovador no combate à violência sexual
Na cerimônia de premiação, Ana Gabrielle Lubas Arruda, servidora da Polícia Científica vinculada à Sejusp, recebeu o reconhecimento por sua contribuição inovadora no combate à violência sexual. Atuando no Instituto de Análises Laboratoriais Forense no setor de DNA, Ana foi premiada pela elaboração de um projeto que utiliza a tecnologia do perfil genético para individualizar e combater crimes sexuais, especialmente aqueles envolvendo crianças e pessoas vulneráveis.
Ana Gabrielle explicou como surgiu seu projeto inovador no combate à violência sexual, destacando o uso do DNA para identificar agressores. “Ao perceber a alta demanda por análises de vestígios sexuais, especialmente envolvendo crianças e pessoas vulneráveis, pensei em como a tecnologia poderia ajudar. O DNA permite individualizar o agressor, e ao registrar esse perfil no banco de dados, ele pode ser conectado com outros laboratórios do Brasil inteiro. Isso torna possível identificar e punir criminosos, mostrando que, no Estado, esses crimes não ficarão impunes”, afirmou.
Acompanhada pela família e em um depoimento emocionado, Ana ressaltou que sua trajetória profissional e experiência pessoal motivaram a desenvolver o projeto premiado. “A premiação tem um valor muito grande, porque não é apenas uma forma de reconhecimento, mas também uma oportunidade de mostrar que, por meio da ciência e da inovação, podemos realmente fazer a diferença. A primeira inspiração veio de um projeto desenvolvido pelo meu antigo chefe, que também foi premiado no ano passado. Isso nos incentivou muito no laboratório e, hoje, conseguimos conquistar dois prêmios: um pela prática e outro pela ideia”, destacou Ana que ficou em segundo lugar na modalidade Ideias Inovadoras Implementáveis, Eixo Desenvolvimento Social.
Conheça os vencedores 2024:
PRÁTICAS INOVADORAS DE SUCESSO
EIXO: DESENVOLVIMENTO SOCIAL
- Projeto Estudantes no Controle
- Ganhadores: Reinaldo Martins Feitosa e Adriana Cristina Furtado Reis Nogueira
- Órgão: Controladoria-Geral do Estado (CGE)
- Implantação e Implementação da 1ª Escola de Assistência Social SUAS/MS do Brasil
- Ganhadores: Patrícia Borges Tenório Noleto e Maria Eleusa Freires da Silva
- Órgão: Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humano (SEAD)
- Terapia de Feridas por Pressão Negativa Método HRMS
- Ganhadores: Janaine Julie Magalhães Pinheiro Menezes e Aparecida Maciel Matoso
- Órgão: Secretaria de Estado de Saúde (SES)
EIXO: PRODUÇÃO, COMPETITIVIDADE E INTEGRAÇÃO
- Aliança Forense: Colaboração Estratégica entre Peritos e Forças de Segurança para Soluções Integradas
- Ganhador: Claudio Teruo Miguita
- Órgão: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP)
EIXO: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
- Implantação do Sistema SCI nas Operações de Combate a Incêndio Florestal no Pantanal
- Ganhador: Márcio Bambil Imai
- Órgão: Corpo de Bombeiros
- Projeto: NAVIO – Navegação Ampliada para Vigilância Intensiva e Otimizada
- Ganhadores: Danila Fernanda Rodrigues Frias, Giovana Soares Buzinaro, Larissa Domingues Castilho de Arruda, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, Anna Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves
- Órgão: Secretaria de Estado de Saúde (SES)
- Projeto Águas de Bonito – Conservação e Gestão Participativa dos Recursos Hídricos
- Ganhador: Marcelo Brasil de Brasil
- Órgão: Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL)
EIXO: GOVERNANÇA E GESTÃO PARA RESULTADOS
- Gestão de Riscos na execução da estratégia de Governo
- Ganhadores: Mateus Boldrine Abrita e Leandro Sauer
- Órgão: Secretaria de Estado de Gestão (SEGEM)/Secretaria de Estado de Governo (SEGOV)
- Padronização de Documentos Institucionais: Otimizando Processos e Elevando a Qualidade na Gestão Hospitalar
- Ganhadores: Mario Massahide Goto Junior e Reginaldo Omido Junior
- Órgão: Fundação de Saúde de Mato Grosso do Sul (FUNSAU)
- Modernização e Eficiência: Agilizando o Atendimento dos Sentenciados e a Rotina dos Servidores no Patronato Penitenciário de Campo Grande – MS
- Ganhador: Eugênio Rafael Rouledo Moretti
- Órgão: Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN)
IDEIAS INOVADORAS IMPLEMENTÁVEIS
EIXO: DESENVOLVIMENTO SOCIAL
- Projeto Piloto “Reservar para não Faltar” de auxílio na aquisição de Reservatórios de Água para os cadastrados no Programa “Tarifa Social” da Empresa Sanesul, na cidade de Itaporã/MS: Garantindo Segurança Hídrica para a Comunidade
- Ganhador: Sônia M Dantas da Silva
- Órgão: Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (SANESUL)
- DNA no Combate à Violência Sexual: Desafios e Soluções para Mato Grosso do Sul
- Ganhador: Ana Gabrielle Lubas Arruda
- Órgão: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP)
- Sistema Integrado de Autenticação Racial (SIAR) para Concursos e Processos Seletivos
- Ganhador: Eugênio Rafael Rouledo Moretti
- Órgão: Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN)
EIXO: PRODUÇÃO, COMPETITIVIDADE E INTEGRAÇÃO
- Procon na Rota – Rota Bioceânica – plataforma multinacional de atendimento ao consumidor
- Ganhadores: Gilsienny Arce Munhoz, Rogeria Fonseca da Victoria Rodrigues, Jairo Torres Vilalva
- Órgão: Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humano (SEAD)
EIXO: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
- Olho Cidadão: Aplicativo de Participação Cidadã para Fiscalização Ambiental no Mato Grosso do Sul
- Ganhador: Diego da Silva Ferreira Rosa
- Órgão: Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PM)
- Inteligência Artificial Aplicada à Análise de Risco na Defesa Agropecuária do MS
- Ganhadores: Glaucy da Conceição Ortiz, Karla Bethania Ledesma de Nadai, Marcio Regys Rabelo de Oliveira, Marcus Vinicius Angelo, Robson Campos dos Anjos
- Órgão: Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (IAGRO)
- Gerenciador de Documentos (GEDOC-MS) – uma ferramenta de integração e desburocratização na apresentação de documentos pelos usuários dos serviços públicos ofertados pelo Governo do MS
- Ganhador: Marlene Fernandes da Cruz
- Órgão: Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ)
EIXO: GOVERNANÇA E GESTÃO PARA RESULTADOS
- Simplifique
- Ganhadores: Jordana Pereira Lopes Goulart, Ana Ligia de Paula Zanin, Mariana Andrade Vieira, Vitor André de Matos Rocha Martinez Vila, Elcia Tatiane Pazeto Puks Campos, Cristiane Muller Dantas
- Órgão: Procuradoria-Geral do Estado (PGE)
- Estruturação de um Escritório de Gestão de Portfólios Públicos – EGPP no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
- Ganhador: Rodrigo Alejandro Ferrada Benavides
- Órgão: Secretaria de Estado de Gestão (SEGEM)/Secretaria de Estado de Governo (SEGOV)
- Gamificação para Capacitação de Servidores e Otimização dos Processos de Aprendizagem do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
- Ganhador: Paulo Raphael dos Santos
- Órgão: Corpo de Bombeiros
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov
Fotos: Rogério Medeiros
Galeria de Fotos: