A Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul reitera seu compromisso com a evolução tecnológica, promovendo pelo segundo ano consecutivo o Curso de Operação de Aeronave Remotamente Pilotada (DRONE). Indo para o Módulo II da capacitação, será realizada em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Campo Grande, capacitando servidores de mais de 10 órgãos públicos.
De acordo com a Diretora da Educação Continuada da instituição, Silvana Marchini, a exemplo do ano de 2022, quando ocorreu o primeiro módulo, 100 servidores de mais de 10 órgãos públicos participaram das aulas. Neste ano, participarão os mesmos agentes públicos que estiveram no Módulo I. Os servidores serão divididos em 10 turmas, entre os dias 16 de outubro e 1° de novembro, na sede do Sindicato Rural.
A Diretora-Presidente da Escolagov, Ana Paula Martins de Assunção, apontou que, ao oferecer este treinamento, a Escolagov demonstra sua determinação em fomentar o uso das novas tecnologias para aprimorar a gestão pública e alinhar os profissionais do setor aos avanços contemporâneos, fortalecendo a Governança do Estado.
“O papel da Escolagov é adequar esses servidores públicos aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor público, por meio de um programa permanente de capacitação. É justamente isso que estamos fazendo ao ofertá-la. Com esses servidores capacitados no uso desta recente tecnologia, independente de qual serviço público eles prestam à sociedade, poderão fazê-lo com mais qualidade, eficiência e eficácia”, esclareceu Ana Paula Martins.
De acordo com Silvana Marchini, o uso de drone, embora seja recente, é uma ferramenta com “grande potencial para revolucionar a gestão pública, fornecendo dados mais precisos, melhorando a eficiência operacional e contribuindo para a tomada de decisões informadas”.
“O drone na gestão pública oferece uma série de benefícios quando pensamos em monitoramento e fiscalização, auxiliando no monitoramento de áreas de interesse, como reservas naturais, obras públicas, trânsito, áreas urbanas e rurais, tanto que um órgão que cuida do trânsito como o DETRAN e órgãos públicos que têm relações com ambiente rural, como a IAGRO, a FERTEL e AGRAER demonstraram interesse. Os drones ajudam também no mapeamento e planejamento urbano, no acompanhamento de obras públicas. É algo extraordinário”, especificou a Diretora da Educação Continuada.
Entre as unidades gestoras que têm seus agentes públicos inscritos estão: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (FUNDECT); Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Procuradoria-Geral do Estado de MS (PGE-MS); Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO); Departamento Estadual de Trânsito de MS (DETRAN-MS); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER); Agência de Habitação Popular (AGEHAB); Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC); Secretaria Estadual de Educação (SED); e Escolagov.
Pedro Santos
Estagiário de Jornalismo
Fundação Escola de Governo
(67) 3321-6100
Publicado por:
Andre Estoduto
Assessoria de Comunicação
Fundação Escola de Governo
(67) 3321-6100