Na manhã desta quinta-feira (21/12), a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, alinhada com as diretrizes governamentais de transformação digital do Governo do Estado, participou do Workshop Sistema E-MS – Sistema Administrativo Eletrônico de Mato Grosso do Sul. Durante o evento, que ocorreu no Auditório Manoel de Barros, do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, foram apresentados os recursos, funcionalidades, regulamentos e regras de tramitação dos processos administrativos do Estado.
Diversas dúvidas e preocupações dos servidores acerca do uso da plataforma eletrônica foram esclarecidas. O Workshop foi apresentado pela Secretária de Estado de Administração, a Dra. Ana Carolina Nardes, pela Maria Eduarda Delgado da Secretaria-Executiva de Transformação Digital (SETDIG), pela Superintendente de Patrimônio, Gestão Documental e Frotas, Cárita Marilhants Silva de Castro, e pelo Ouvidor Geral da CGE (Controladoria-Geral do Estado), Álvaro Carneiro de Oliveira Neto.
A implementação do E-MS tem o objetivo de modernizar e tornar mais eficiente a gestão dos processos administrativos no âmbito do Estado. A ideia é garantir mais transparência, segurança e economia de recursos, seguindo os princípios de eficiência e eficácia da gestão pública.
Segundo a Secretária da SAD, o E-MS é um sistema complexo, o qual demanda “maior cuidado” por parte dos usuários. “O E-MS é um sistema de fluxo aberto. Nós escolhemos para onde ele vai. Por isso ele é complexo e demanda mais cuidado de nós usuários. Nós precisamos entender e internalizar qual é a regra do negócio do processo e aplicá-la no sistema”, afirmou a Secretária, Dra. Ana Carolina Nardes.
A Diretora-Presidente da Escolagov, Dra. Ana Paula Martins de Assunção, reforçou a existência do curso “Sistema Eletrônico de Processos: e-MS” disponível para todos os servidores na plataforma da instituição. “O curso é dividido em quatro módulos, com carga horária de 10h: Processo Administrativo Eletrônico de MS; Resolução Normativa; LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais); e Passo a passo do Sistema e-MS. É preciso fazer os 4 módulos para garantir a certificação. A Escolagov está à disposição para tirar qualquer dúvida”, explica a Dr. Ana Paula.