A Escolagov (Fundação Escola de Governo de MS) participou nesta tarde de quinta-feira (20.06), da reunião de análise e avaliação da evolução do contrato de gestão entre a SAD (Secretaria de Estado de Administração) e a Segem (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo). Os contratos de gestão são instrumentos firmados anualmente entre o governador e o secretário de cada pasta para garantir o cumprimento de metas e indicadores.
A Segem acompanha e orienta durante o ano as unidades gestoras para a conclusão e entrega das metas firmadas. O contrato de gestão conta com um sistema robusto de TI (SE Suite) que facilita o monitoramento das secretarias e vinculadas no desenvolvimento das ações. Ao longo do ano são realizadas avaliações e reuniões para acompanhar os projetos e no final do ano é feito um balanço e apresentação das metas cumpridas.
Conforme a diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, o contrato de gestão está alinhado às prioridades estabelecidas no PPA (Plano Plurianual) e na LOA (Lei Orçamentária Anual). “O desempenho positivo da Escolagov reflete o esforço conjunto da nossa equipe, estou otimista com os indicadores. O monitoramento dos contratos permite avaliar o progresso dos projetos e assegurar a execução das estratégias, concretizando nossos compromissos”, destacou.
Entre os principais projetos da pasta está a implantação do Projeto Rota do Conhecimento, que visa à expansão institucional nas nove regiões do Estado. Este projeto busca estabelecer um diálogo direto com as lideranças municipais, com o objetivo de identificar novas demandas de capacitação para os servidores.
Outro projeto importante é o MS Mentalidade Saudável, que consiste em criar de forma integrada com diferentes Secretarias de Estado, um banco de dados sobre saúde mental. Este banco de informações permitirá obter indicadores das áreas com maior necessidade de intervenção. Com base nesse levantamento, serão realizadas palestras, aulas, capacitações e workshops direcionados a líderes e servidores do Mato Grosso do Sul. A iniciativa visa abordar as taxas relacionadas a problemas de saúde mental entre os servidores públicos, proporcionando suporte e promovendo o bem-estar no ambiente de trabalho.
Outra meta é a expansão de vagas para graduação e pós-graduação em áreas estratégicas. Além disso, pretende-se ampliar as certificações em cursos de educação continuada, desenvolvimento profissional, graduação e pós-graduação. A Escola de Governo também visa oferecer cursos próprios, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EAD).
A celebração de Acordo de Cooperação, com a Secretaria de Estado de Educação, para oferta de cursos específicos aos profissionais da educação que atuam na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul também faz parte das metas pactuadas no contrato.
Ao todo são oito projetos e 24 entregas, entre eles estão: Construção de projeto voltado aos desafios específicos de liderança e desenvolvimento organizacional (100%); Seleção de Instituição com experiência comprovada em liderança e desenvolvimento organizacional para guiar o projeto (80%); Oferta de 40 vagas para servidores em Curso de Pós-Graduação LLM (Latin Legum Magister ou Master of Law) em Direito Administrativo (100%); Oferta de 40 vagas para servidores em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Hospitalar na Administração Pública (100%); Inserção de 50 cursos próprios na modalidade presencial (48%); Celebração de Acordo de Cooperação, com a Secretaria de Estado de Educação, para oferta de cursos específicos aos profissionais da educação que atuam na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (100%); Inserção de 8 cursos próprios na modalidade EAD (37%); e outros.
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov
Confira alguns momentos do evento: