Começou nesta segunda-feira (24) mais uma edição do Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de Mato Grosso do Sul, que estende até terça-feira (25), no auditório Manoel de Barros – Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Realizado pela Secretaria de Estado de Administração, por meio da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, e em parceria com a Escola de Governo (Fundação Escola de Governo de MS), o evento abordará temáticas sobre tendências, estratégias e inovação na gestão de pessoas.
Durante o evento, o governador Eduardo Riedel destacou o importante papel da Escola de Governo na capacitação dos servidores, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente. Em seu discurso, ele ressaltou os desafios de construir um estado que está plenamente aproveitando seu potencial de crescimento. “Temos uma Escola de Governo forte, atuante, servindo a todos os 58 mil servidores ativos no Estado. Não tem política pública do Estado, do município, ou da União. Tem cidadãos e cidadãs sul-mato-grossenses que dependem das políticas públicas integradas. O “MS alfabetizado” é um exemplo disso, a saúde e a segurança são outros exemplos”, classificou o governador.
“Mato Grosso do Sul possui uma das menores taxas de desemprego do país, a terceira menor, e a terceira menor taxa de pobreza. Isso se deve em grande parte às políticas públicas eficazes e ao ambiente favorável que criamos. O verdadeiro valor do Estado está nas pessoas, e a grande discussão é sobre evolução – como se posicionar melhor e operar com mais eficiência. Valorizamos muito cada um de nossos servidores, e reconhecemos o grande desafio que foi construído no ambiente público ao longo dos anos”, acrescentou Riedel.
Na abertura do evento, o secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, ressaltou o compromisso e a parceria da Escola de Governo na organização do evento, cujo objetivo é transformar a gestão de pessoas de uma função meramente operacional, para uma gestão estratégica que valorize o potencial humano e promova práticas inovadoras e humanizadas.
“Sob a liderança do nosso Governador, estamos implementando um plano de gestão pública que visa transformar Mato Grosso do Sul em um estado próspero, verde, inclusivo e digital. Durante os próximos dois dias, teremos a oportunidade de ouvir especialistas renomados que compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre tendências e inovações na gestão de pessoas. Este é o momento de absorver todo esse conhecimento e aplicá-lo em nosso cotidiano, para que possamos ter um serviço público mais eficaz”, destacou Felini.
A diretora-presidente, Ana Paula de Assunção, destacou a importância da Fundação Escola de Governo no processo de capacitação e desenvolvimento dos servidores públicos. “Estar aqui hoje, representando a Fundação Escola de Governo, é um grande privilégio. A Escolagov tem um papel fundamental na capacitação dos servidores estaduais, como todas as ações do governo, não deixamos ninguém para trás. Recentemente, apoiamos a Segem na capacitação do projeto de municipalismo, estamos presentes neste evento que capacitará líderes e gestores, e amanhã a escola enviará uma equipe a Naviraí para o programa ‘Ageprev perto de você’. Além disso, temos o projeto ‘Rota do Conhecimento’, que levará diversas capacitações aos servidores estaduais do interior e aos servidores municipais. Nossa missão é clara: promover a capacitação e o desenvolvimento de todos os servidores, fortalecendo assim a gestão pública em Mato Grosso do Sul,” ressaltou a titular da pasta.
A Escolagov conta com um estande para promover a divulgação do catálogo de cursos ofertados, informações e orientações sobre as capacitações, oportunidade também para conhecer a estrutura de funcionamento e plataformas de acesso da Escola de Governo. O espaço vai funcionar durante os dias do evento.
No segundo dia do encontro, a diretora-presidente da Escola de Governo será mediadora da mesa-redonda que abordará “Liderança e Gestão de Pessoas no Setor Público” com a participação do secretário-extraordinário para Transformação do Estado do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Francisco Gaetani, do especialista em Inovação e Tecnologias Emergentes e Professor de MBA na FGV, Kenneth Corrêa, e da doutora em Liderança e People Analytics pela Universidade de Brasília, Juliana Guedes Almeida. A mesa-redonda acontecerá na terça-feira (25), a partir das 10h45.
“Os especialistas vão promover um debate aberto e contextualizado sobre as melhores práticas acerca dos desafios atuais da gestão de pessoas, proporcionando um espaço de troca de experiências essenciais para o aprimoramento dos servidores da área”, ressaltou Ana Paula.
Com foco na transformação da visão dos profissionais e a modernização dos processos de gestão de pessoas no setor público, o evento vai oferecer uma perspectiva abrangente aos servidores públicos estaduais e municipais, que atuam na área de gestão de pessoas, nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Contas.
A abertura do evento contou com a presença da superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SAD, Lea Maria de Souza Ribeiro, da diretora-presidente da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (EscolaGov), Ana Paula Martins Pereira de Assunção, do deputado Pedro Caravina, representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, da procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, dos secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Rodrigo Perez (Segov), da secretária-adjunta da Segov, Ana Carolina Nardes, e demais autoridades civis e militares.
Confira aqui a programação completa do 3º Encontro de Gestores de Pessoas
Raquel dos Passos, Comunicação Escola de Governo de MS