A Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov) segue consolidando sua posição como referência na capacitação dos servidores públicos do executivo estadual. Até o mês de setembro de 2024, a instituição atingiu números expressivos em seus programas de formação. Ao todo, 39.734 servidores foram inscritos nos diversos cursos oferecidos pela Escolagov ao longo do ano, e 15.102 profissionais já receberam suas certificações.
Nos cursos de Educação a Distância (EAD), modalidade que se destaca pela acessibilidade e flexibilidade, a Escolagov registrou 32.488 matrículas, com 10.651 certificações concluídas. No formato online, mais de 952 servidores se inscreveram, dos quais 490 já completaram seus cursos. Já nas capacitações presenciais, a Escola teve 6.294 inscritos, dos quais 4.079 obtiveram certificação, evidenciando o comprometimento dos participantes com a formação contínua.
Outro dado relevante é a participação de um grande número de pessoas com deficiência (PCD), com 392 inscritos no período, sendo que 156 ainda estão em curso e 134 já foram certificados. Este levantamento inclui servidores das esferas federal, estadual e municipal, além da comunidade em geral com 136 matrículas e 52 pessoas já certificadas, o que reflete o compromisso da Escolagov com a inclusão e o desenvolvimento de competências para todos os cidadãos.
Conforme a diretora de Desenvolvimento Profissional da Escola de Governo (DDPro), Silvana Maria Marchini Coelho, com esses resultados, a Escolagov reafirma sua missão de promover uma gestão pública eficiente, garantindo que os servidores estejam preparados para oferecer serviços de qualidade e atender às demandas da população sul-mato-grossense.
“A capacitação continuada dos servidores é essencial para garantir a excelência dos serviços públicos oferecidos à população. Na Escolagov, trabalhamos para proporcionar formações que atendam às necessidades de cada área de atuação, desde a administração pública até a inclusão social. Nossos resultados até setembro de 2024 refletem a dedicação e o compromisso dos servidores com o aprendizado e a melhoria dos processos de trabalho. O destaque para o público de pessoas com deficiência, com formação de 134 pessoas até agora, 156 ainda estão cursando, é um exemplo claro do nosso compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades. Acreditamos que investir em pessoas é investir no futuro de Mato Grosso do Sul”, destacou.
As capacitações mais procuradas pelo público PCD, abrangeram diversas áreas estratégicas, entre elas: Administração Pública e Gestão, com cursos voltados para processos de contratação, gestão de contratos e planejamento estratégico; Educação e Treinamento Técnico, que incluiu formações sobre parcerias público-privadas, gestão de convênios e elaboração de projetos; e Saúde e Bem-Estar, com temas de primeiros socorros e saúde mental. Também foram oferecidos cursos em Tecnologia e Processos Digitais, além de programas que focam no Desenvolvimento de Liderança e Competências e na Inclusão Social, com destaque para a formação no âmbito da V Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Consep/MS).