Escola de Governo destaca qualificação em produção de texto durante abertura de curso

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, outubro 9, 2015 as 10:33 | Voltar

 

Campo Grande (MS) - A Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (ESCOLAGOV) abriu hoje (09) o curso de Português Instrumental com o objetivo de oferecer aos servidores públicos conhecimentos teóricos e práticos referentes à língua portuguesa, possibilitando a leitura e a produção de textos orais e escritos variados que motivem, por excelência, a boa atuação na vida pessoal e profissional.

O curso atua com a dinâmica dos trabalhos do servidor público, tanto no ambiente funcional quanto no seu dia-a-dia. Conforme a gerente de Qualificação e Formação de Recursos Humanos da ESCOLAGOV, Maysa Ferreira da Silva, o curso de Português Instrumental trabalha junto a ortográfica, a gramática, a redação oficial e a produção de texto. “O curso trabalha também com exemplos do cotidiano do servidor público. Proporciona o uso eficaz da linguagem apropriando-se com segurança da palavra, além de criar textos de maneira compatível às mais diversas circunstâncias. Também aplica as normas da Língua Portuguesa e os procedimentos argumentativos na produção de textos administrativos” destacou a gerente de Qualificação.

Portu Instrume

O curso incentiva o desenvolvimento do senso de responsabilidade, competência, criatividade, ética e iniciativa na produção de textos, a fim de assessorar as instituições de forma apropriada e eficiente.

Para receber o certificado, o aluno precisa obter 75% de presença. As faltas sem justificativas implicam perda de prioridade na seleção de vagas em outros cursos, afirmou a gerente da ESCOLAGOV.

Conteúdo programático

 Módulo I - Introdução à Comunicação (08 h/a)

Noção de língua, linguagem e fala;

Noção de texto;

Noção de contexto;

Conotação e denotação no discurso;

Diferenças entre o registro oral e escrito;

A importância da leitura e a leitura informativa;

Construção dos sentidos - implícitos: pressuposição, inferência, subentendidos;

Leitura analítica de textos variados.

Módulo II – Gramaticidade / Intencionalidade / Aceitabilidade (08 h/a)

Critérios da textualidade (coerência, coesão, intenção, aceitação, situação, informação e iIntertextualidade);

Síntese de concordância e regência no texto;

Coordenação e subordinação no discurso: valores semânticos das conjunções;

Pontuação e acentuação em textos variados.

Módulo III – Redação Técnica e Científica (08 h/a)

A tripartição tradicional (textos argumentativos, descritivos e narrativos);

O texto oral/escrito argumentativo;

O texto científico (elaboração de projetos);

Modalidades de texto na redação científica (paráfrase, resumo, resenha e fichamento);

Organização dos parágrafos de um texto;

Produção e interpretação de textos nos gêneros textuais úteis ao desempenho; profissional ( ofício, relatório, edital, e-mail e outros).

 

 

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