Campo Grande (MS) – A Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (ESCOLAGOV) abriu hoje (09) o curso de Português Instrumental com o objetivo de oferecer aos servidores públicos conhecimentos teóricos e práticos referentes à língua portuguesa, possibilitando a leitura e a produção de textos orais e escritos variados que motivem, por excelência, a boa atuação na vida pessoal e profissional.
O curso atua com a dinâmica dos trabalhos do servidor público, tanto no ambiente funcional quanto no seu dia-a-dia. Conforme a gerente de Qualificação e Formação de Recursos Humanos da ESCOLAGOV, Maysa Ferreira da Silva, o curso de Português Instrumental trabalha junto a ortográfica, a gramática, a redação oficial e a produção de texto. “O curso trabalha também com exemplos do cotidiano do servidor público. Proporciona o uso eficaz da linguagem apropriando-se com segurança da palavra, além de criar textos de maneira compatível às mais diversas circunstâncias. Também aplica as normas da Língua Portuguesa e os procedimentos argumentativos na produção de textos administrativos” destacou a gerente de Qualificação.
O curso incentiva o desenvolvimento do senso de responsabilidade, competência, criatividade, ética e iniciativa na produção de textos, a fim de assessorar as instituições de forma apropriada e eficiente.
Para receber o certificado, o aluno precisa obter 75% de presença. As faltas sem justificativas implicam perda de prioridade na seleção de vagas em outros cursos, afirmou a gerente da ESCOLAGOV.
Conteúdo programático
Módulo I – Introdução à Comunicação (08 h/a)
Noção de língua, linguagem e fala;
Noção de texto;
Noção de contexto;
Conotação e denotação no discurso;
Diferenças entre o registro oral e escrito;
A importância da leitura e a leitura informativa;
Construção dos sentidos – implícitos: pressuposição, inferência, subentendidos;
Leitura analítica de textos variados.
Módulo II – Gramaticidade / Intencionalidade / Aceitabilidade (08 h/a)
Critérios da textualidade (coerência, coesão, intenção, aceitação, situação, informação e iIntertextualidade);
Síntese de concordância e regência no texto;
Coordenação e subordinação no discurso: valores semânticos das conjunções;
Pontuação e acentuação em textos variados.
Módulo III – Redação Técnica e Científica (08 h/a)
A tripartição tradicional (textos argumentativos, descritivos e narrativos);
O texto oral/escrito argumentativo;
O texto científico (elaboração de projetos);
Modalidades de texto na redação científica (paráfrase, resumo, resenha e fichamento);
Organização dos parágrafos de um texto;
Produção e interpretação de textos nos gêneros textuais úteis ao desempenho; profissional ( ofício, relatório, edital, e-mail e outros).