“Liderança e Gestão de Pessoas” foi o tema abordado na mesa-redonda realizada hoje pela manhã (25.06), na programação do 3º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de Mato Grosso do Sul, organizado pela SAD (Secretaria de Estado de Administração) em parceria com a Escolagov (Fundação Escola de Governo de MS).
Mediada pela diretora-presidente da Escola de Governo, Ana Paula de Assunção, a mesa-redonda sobre liderança e gestão de pessoas contou com a participação do secretário-extraordinário para Transformação do Estado do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Francisco Gaetani, do especialista em Inovação e Tecnologias Emergentes e Professor de MBA na FGV, Kenneth Corrêa, e da doutora em Liderança e People Analytics pela Universidade de Brasília, Juliana Guedes Almeida.
Os especialistas promoveram um debate aberto e contextualizado abordando as melhores práticas, de uma forma atual, acerca dos desafios atuais da gestão de pessoas, proporcionando um espaço de debate e troca de experiências essenciais para o aprimoramento da área de gestão de pessoas.
Conforme Ana Paula, a liderança eficaz e a gestão de pessoas são essenciais para a transformação e inovação no setor público. Líderes bem preparados e equipes bem geridas implementam políticas públicas eficazes, melhoram a eficiência organizacional e atendem melhor às necessidades da sociedade. “A troca de experiências e a colaboração entre as unidades governamentais são fundamentais para alcançar esses objetivos. Esta mesa redonda, com a participação de palestrantes renomados, foi uma oportunidade valiosa para discutirmos as melhores práticas e estratégias para aprimorar a gestão pública”, destacou Ana Paula.
O secretário-extraordinário para Transformação do Estado do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Francisco Gaetani, compartilhou sua vasta experiência em gestão pública e destacou os principais desafios enfrentados pelos líderes no setor público atualmente, enfatizando a necessidade de uma evolução constante na liderança para acompanhar as mudanças e demandas da sociedade.
A discussão principal girou em torno da importância da liderança eficaz e da gestão de pessoas no setor público. Estes elementos são cruciais para a transformação e inovação governamental, impactando diretamente a eficiência e a qualidade dos serviços públicos oferecidos à sociedade.
Kenneth Corrêa, especialista em Inovação e Tecnologias Emergentes, Professor de MBA na FGV e Palestrante Internacional, abordou como as tecnologias emergentes e a inovação estão impactando a liderança e a gestão de pessoas no setor público. Ele ressaltou a importância de desenvolver novas habilidades e competências para se adaptar a um ambiente em constante evolução.
Já a doutora em Liderança e People Analytics pelo Programa de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília, Juliana Guedes Almeida, trouxe uma visão sobre o uso do People Analytics na liderança e gestão de pessoas e a necessidade do uso de dados, mostrando como essa abordagem pode melhorar a tomada de decisões e a performance organizacional no setor público. Juliana destacou a importância líder, mas também da equipe no desempenho das organizações. “As organizações são sistemas. O desempenho é conseguido a partir da colaboração. O líder é importante, mas ele não faz nada sem a equipe. É preciso desenvolver essa mentalidade, de entender que aqui, numa oportunidade de treinamento, estamos desenvolvendo uma rede para o alinhamento de uma mentalidade estratégica ”, destacou.
Com foco na transformação da visão dos profissionais e a modernização dos processos de gestão de pessoas no setor público, o evento oferece uma perspectiva abrangente aos servidores públicos estaduais e municipais, que atuam na área de gestão de pessoas, nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Contas.
Confira aqui a programação do 3º Encontro de Gestores de Pessoas.
Raquel dos Passos, Comunicação Escola de Governo de MS