A diretora-presidente da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), Ana Paula Martins, foi homenageada na tarde de terça-feira (2) com a medalha “Imperador Dom Pedro II”, a mais alta honraria do Corpo de Bombeiros Militar. A condecoração foi entregue pelo governador Eduardo Riedel e pelo comandante-geral da corporação, coronel Frederico Reis Pouso Salas, durante cerimônia realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.
Ao todo, 30 personalidades civis e militares receberam a medalha em reconhecimento à contribuição para o fortalecimento da instituição, em um evento que também celebrou o Dia do Patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, o Imperador Dom Pedro II.
A diretora-presidente destacou o reconhecimento e enfatizou a responsabilidade da formação continuada na construção de instituições fortes e preparadas. “É uma honra imensa receber a Medalha ‘Imperador Dom Pedro II’, a mais alta e importantes condecoração do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. Esta homenagem simboliza o reconhecimento do trabalho, do compromisso e da dedicação de todos que contribuem para fortalecer a gestão pública e servir à sociedade com excelência.”
Além das homenagens, a solenidade marcou importantes avanços estruturais para a corporação. Com investimentos que somam R$ 5,2 milhões, o Governo do Estado realizou a entrega oficial de novas viaturas destinadas ao combate a incêndios urbanos e florestais, bem como ao reforço das atividades operacionais em todo Mato Grosso do Sul. Foram entregues 10 unidades de resgate, garantindo uma para cada 100 mil habitantes, além de 6 caminhonetes equipadas para ações de campo.
As viaturas entregues reforçarão o trabalho de enfrentamento aos incêndios florestais, especialmente no Pantanal, onde o Governo mantém Bases Avançadas em pontos estratégicos para resposta rápida às ocorrências. Somente em 2025, o Estado registrou mais de 1,6 mil focos de calor, número influenciado por fatores como a maior conscientização da população, o aumento de chuvas ainda que o déficit hídrico persista e o preparo técnico das equipes, que formaram quase 1 mil brigadistas no ano.
Durante a cerimônia, o governador Eduardo Riedel destacou o impacto dos investimentos. “Ressalto a importância dos investimentos que o Estado faz no Corpo de Bombeiros Militar, com as 10 unidades de resgate, uma para cada 100 mil habitantes, e as viaturas que vão fazer combate aos incêndios nas mais distantes regiões e localidades do Pantanal e do Cerrado, se juntando a outras tantas que já foram entregues.”
A tarde também foi marcada pela formatura de 10 novos oficiais da turma Caiman e de 250 soldados temporários, consolidando o fortalecimento do efetivo. Os oficiais concluíram sua formação iniciada em janeiro de 2024, com preparação para atividades operacionais, combate a incêndios, salvamentos e segurança contra incêndio e pânico. Eles agora assumem funções em diferentes unidades da corporação.
“A primeira turma de bombeiros temporários é uma inovação que vai marcar a trajetória da instituição. Vocês podem ter certeza de que um Estado que cresce, se desenvolve, oferece uma condição de segurança pública e ordem, garantindo um ambiente de negócios para o investimento aqui presente, precisa dessa referência de que vocês, quando chamados, estejam preparados com meios para atender a sociedade”, afirmou Riedel.
O curso básico de capacitação de praças e oficiais temporários preparou os 250 formandos para funções de apoio e serviços auxiliares, com treinamento iniciado em novembro. A formação incluiu módulos de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e salvamentos. Dez desses militares atuarão na área de Tecnologia da Informação, reforçando a Diretoria Telemática e Estatística.
O comandante-geral, coronel Frederico Reis Pouso Salas, destacou o conjunto de entregas. “A entrega das viaturas, a formatura dos oficiais e dos temporários, juntamente com a entrega da medalha, é uma conquista. Trabalhamos pelo bem-estar da população sul-mato-grossense.”
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov – com informações Secom
Fotos: Pedro dos Santos (internas) e Saul Schramm/Secom (Capa)



















