O Governo do Estado, por meio da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) realizou, nesta terça-feira (18), a abertura oficial do curso “O atendimento qualificado às mulheres em situação de violência: atuação em rede e práticas intersetoriais”, uma formação voltada à atualização profissional de servidores que atuam diretamente na rede de proteção no Mato Grosso do Sul. A capacitação é promovida em parceria com a Escolagov (Fundação Escola de Governo).
Com carga horária de 120 horas e formato EAD com aulas síncronas, o curso reúne 100 profissionais de unidades especializadas como Casa da Mulher Brasileira, DAMs (Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Delegacias de Atendimento à Mulher), Salas Lilás e demais serviços que integram a rede de enfrentamento à violência de gênero. A formação tem como foco o fortalecimento do trabalho em rede, o aperfeiçoamento dos fluxos e protocolos e a qualificação do acolhimento às vítimas.
A abertura contou com a aula magna ministrada pela secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, que abordou temas centrais da primeira disciplina: cidadania, democracia, políticas públicas para mulheres e o papel do Estado no enfrentamento às desigualdades de gênero. A aula marcou o início de um percurso formativo que inclui temas como legislação protetiva, gestão de atendimentos, direitos humanos, protocolos especializados e estudos de casos complexos.
A diretoria de Desenvolvimento Profissional da Escola de Governo, Alessandra Beker, destacou que na formação os participantes terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos, trocar experiências e construir soluções que impactam diretamente a vida de muitas mulheres no Estado. “Cada módulo, cada discussão e cada atividade deste curso foram cuidadosamente planejados para contribuir com um atendimento mais humano, qualificado e intersetorial”.
Parceira institucional na realização da capacitação, a Fundação Escola de Governo reforçou a importância da formação continuada para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. Para a diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, o curso está alinhado às prioridades estratégicas do Governo do Estado.
“Investir na qualificação dos servidores que atuam diretamente na rede de proteção é fundamental para garantir atendimentos mais humanizados, eficientes e integrados. Esta formação contribui para o fortalecimento das políticas de cidadania e para a implementação de práticas que impactam positivamente a vida das mulheres sul-mato-grossenses”, destacou.
A capacitação segue até abril de 2026, com encontros mensais realizados de forma online, combinando fundamentos teóricos, estudos de caso e atividades práticas orientadas por especialistas de referência nacional na temática. O programa integra as ações estaduais de fortalecimento das políticas para mulheres e contribui diretamente para a consolidação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios.
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov



















