Conheça as habilidades e competências para serem desenvolvidas em 2021

Categoria: Geral, Servidor | Publicado: quinta-feira, janeiro 14, 2021 as 09:34 | Voltar

Diretor-presidente da Escolagov destaca importância do desenvolvimento dos servidores para a Administração Pública

Como escola de governo, cabe à Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), estimular o debate sobre as competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento dos servidores públicos estaduais. É sobre este tema, que o diretor-presidente da Escolagov, Wilton Paulino Junior, destaca neste especial produzido pelo Portal do Servidor e que tem como base estudos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Segundo Wilton Paulino, por ser um dos principais recursos do governo, o fator humano deve receber qualificação e aprimoramento profissional constantes. “O enfrentamento à pandemia é um dos exemplos da necessidade de nos adaptarmos às mudanças e aos desafios complexos que a administração enfrenta, o que exige de todos nós desenvolver a capacidade de se organizar, ser flexível, investir em inovações”, avalia.

Paulino destaca ainda, a importância da adoção de novas tecnologias e o desenvolvimento de habilidades digitais, além da retenção da nova geração de profissionais e a liderança por competências. “Ao primar por um Governo Digital, Mato Grosso do Sul prima pela oferta de serviços de qualidade ao cidadão, atuando com agilidade e inovação, além de criar uma ambiência favorável para que os talentos dos servidores se sobressaiam”, destaca, ao mencionar o “MS Digital”, aplicativo desenvolvido por servidores e o prêmio de Inovação na Gestão Pública, que reconhece talentos do serviço público estadual.

Quanto às competências necessárias a servidores e lideranças da Administração Pública, o gestor elenca sete itens que integram estudos baseados em orientações e recomendações de organismos internacionais como a OCDE e OIT. Confira:

  1. Resolução de Problemas com base em dados – Elaborar soluções inovadoras e efetivas para problemas de baixa, média ou elevada complexidade, com a utilização de dados e evidências.
  2. Foco nos resultados para o cidadão – Superar o desempenho padrão e apresentar soluções alinhadas ao cumprimento de metas e ao alcance dos objetivos estratégicos do Serviço Público.
  3. Mentalidade Digital – Integrar as tecnologias digitais com modelos de gestão, processos de tomada de decisão, geração de produtos e serviços e meios de comunicação interna e externa.
  4. Comunicação – Escutar, indagar e expressar ideias de modo oportuno e efetivo contribuindo para uma dinâmica produtiva das interações.
  5. Trabalho em equipe – Colaborar e cooperar em atividades desenvolvidas coletivamente e compreender a repercussão de suas ações para o alcance dos objetivos do grupo.
  6. Orientação por valores éticos – Agir de acordo com os princípios e valores morais que norteiam o exercício da função pública, como: responsabilidade, integridade, retidão, transparência e equidade da gestão da res publica.
  7. Visão Sistêmica – Identificar os principais marcos institucionais e as tendências sociais, políticas e econômicas nos cenários local, regional, nacional e internacional, embasando os processos decisórios e aperfeiçoando a gestão de programas e projetos.

Elaine Paes, SAD

Publicado por: Ana Letícia Gaúna

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.