COMPRASGOV vai permitir mais transparência e eficiência nas compras públicas

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, outubro 2, 2015 as 10:10 | Voltar

ComprasGov-76

Campo Grande (MS) – Para estimular a concorrência, promover a transparência nas compras públicas e fortalecer a parceria com as micros e pequenas empresas do estado, o Governo de Mato Grosso do Sul lançou hoje, durante o Seminário “Buscando Resultados com a Recuperação de Créditos”, promovido pelo Sebrae/MS, o COMPRASGOV – Plano de Estadual de Compras Governamentais, uma projeção antecipada de tudo que a administração pretende adquirir em 2016, através dos processos licitatórios.

Idealizador da ação, inédita em Mato Grosso do Sul, o secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, explicou que o Plano de Compras Governamentais busca organizar o processo de compras feitas pelo Estado, garantindo menor preço, mais qualidade e o cumprimento do prazo de entrega dos produtos. “Além de incentivar o crescimento sustentável fomentando a economia local, a medida tem por objetivo desburocratizar as compras governamentais, antecipando as informações para que os empresários sul-mato-grossenses, especialmente os micros e pequenos, responsáveis por 95% das empresas em Mato Grosso do Sul, possam concorrer em pé de igualdade aos grandes empresários nacionais. É uma ação que terá reflexo direto em nossa economia, porque quando o governo compra do empresariado local, estimula o empreendedorismo, aquece a economia, gera emprego e renda para a população e incrementa a arrecadação”, pontuou Assis.

De acordo com o secretário, apenas 4% dos micro e pequenos empresários de Mato Grosso do Sul tem cadastro para fornecer produtos ao Governo do Estado. Atualmente são 113.959 micro e pequenos empresários no Estado, e, desse total 55% não está preparado para licitação com o Governo.

O plano prevê uma melhor eficiência no gasto de recursos públicos, e todos os processos de compras serão feitos através de pregões eletrônicos. Para 2016, a previsão do quantitativo de compras para o Estado é de 200 milhões unidades de itens. Além disso, o Plano prevê que as compras feitas com os empresários de Mato Grosso do Sul contribuam para a geração de emprego, estímulo ao empreendedorismo, incremento na arrecadação do Estado, aquecimento da economia, transparência no processo de compra e valorização da contribuição do cidadão.

Para o governador, Reinaldo Azambuja, o COMPRASGOV vai dar mais transparência aos processos de compras feitos pelo Estado, além de deixar mais eficiente e competitivo. “Essa é a função do Estado, ser mais transparente e eficiente, e nós estamos buscando isso desde o início de 2015, dando mais responsabilidade na gestão com transparência e na desburocratização dos serviços ao cidadão”, disse o governador.

Em parceria com o Sebrae, o Governo  vai oferecer aos empreendedores do Estado, o curso de capacitação “Como Vender para o Estado”, que é a qualificação dos fornecedores para a concretização de parcerias com o Estado. Serão abertas turmas em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Para mais informações, basta acessar o site do COMPRASGOV através do endereço www.centraldecompras.ms.gov.br.

Além do Governador Reinaldo Azambuja, participaram do evento, o secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Silvio Maluf, o presidente da Fecomércio, Edson Araújo, o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o presidente da Faems, Alfredo Zamlutti Júnior, e demais autoridades e empresários locais.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.