O XVIII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação da Gestão Pública – Premiando Boas Práticas e Ideias Inovadoras que Tragam a Modernidade à Gestão Pública, promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Administração (SAD) e da Fundação Escola de Governo de MS, destaca ideias inovadoras de servidores públicos para modernizar a gestão pública. Desde 2005, o concurso premiou diversas iniciativas que aprimoraram os serviços ao cidadão. Nesta edição, 207 projetos foram inscritos. A cerimônia de premiação ocorreu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo,nesta terça-feira (21/11).
No evento, diversas personalidades políticas sul-mato-grossenses marcaram presença, como a Secretária da SAD, Ana Carolina Araujo Nardes, o Vice-Governador do Estado, Barbosinha (PP), a Primeira-Dama do MS, dona Mônica Riedel, o Diretor-Presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS (AGEMS), Carlos Alberto de Assis, os reitores das Universidades Federal e Estadual de MS, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel, entre muitos outros diretores-presidentes, gestores e representantes de órgãos públicos.
O prêmio é dividido em duas categorias: práticas de sucesso e ideias inovadoras. Neste ano, dos 207 projetos, 23 deles “exemplos de inovação e progresso” foram premiados. A avaliação dos mesmos se deu através de dez avaliadores, sendo uma dupla de cada instituição que compõe a Comissão de Avaliação: SAD, Escolagov, UEMS, SEGOV e FUNDECT.
De acordo com a Diretora-Presidente da Escolagov, Dra. Ana Paula Martins de Assunção, a “qualidade e diversidade dos projetos testemunha a criatividade e o engajamento dos nossos servidores”. A Dra. Ana Paula reforçou também o compromisso da instituição.
“Cada projeto alinha-se perfeitamente à nossa visão de um serviço público eficiente, transparente e orientado a resultados. Nosso foco sempre foi o desenvolvimento de competências contínuas através de programas educacionais que não apenas formam, mas transformam nossos servidores públicos. A capacitação e qualificação contínua dos servidores, assim como a simplificação de processos, transparência e responsabilidade fiscal são compromissos que assumimos diariamente”, afirmou.
Para a Secretária da SAD, Ana Carolina Nardes, os servidores que “vivem o dia a dia o trabalho tem uma visão muito melhor do que o gestor” e, por isso, sabem como o serviço pode ser melhorado. “ Quem está no dia a dia vivenciando o trabalho tem uma visão muito melhor do que o gestor. Ouvir os servidores é importante. O que fazemos neste prêmio é extrair o que há de melhor dos servidores públicos, as melhores práticas, ideias e colocá-las em andamento”, ressaltou a Secretária.
Já o Vice-Governador Barbosinha (PP) chamou a atenção para a importância de valorizar o trabalho do servidor e suas ideias, algo que tornou vários órgãos públicos sul-mato-grossenses em referências nacionais. “Às vezes as pessoas estão acostumadas a realizar um fluxo de trabalho e aquilo acaba se perpetuando. No entanto, sempre tem um servidor lá no cantinho que pensa ‘mas se fizéssemos dessa forma isso poderia ser melhor’. É fundamental que o Estado motive, valorize e busque pelo engajamento dos seus servidores para ter uma melhor devolução para a sociedade desta prestação de serviço. Mato Grosso do Sul tem diversos órgãos públicos que são referência nacional, mas tudo isso graças ao trabalho dos seus servidores”, concluiu o Vice-Governador.
Para conferir a lista dos projetos premiados por categoria clique no arquivo abaixo:
Pedro Santos
Estagiário de Jornalismo
Fundação Escola de Governo
(67) 3321-6100
Publicado por:
Andre Estoduto
Assessor de Comunicação
Fundação Escola de Governo
(67) 3321-6100