Avanços consolidam Escolagov como referência na qualificação de servidores estaduais

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, novembro 13, 2020 as 09:41 | Voltar

Números confirmam importância da Fundação Escola de Governo no contexto do aprimoramento profissional dos servidores de MS

 

Nos 20 anos da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov), a qualificação e formação dos servidores públicos estaduais contribuiu de forma efetiva para melhorar os fluxos de trabalho no Governo do Estado e, consequentemente, no atendimento à população sul-mato-grossense.

É o que aponta a Diretoria de Educação Continuada (DEC) da instituição, responsável por promover, elaborar e executar programas e projetos de qualificação e formação profissional, como meio de desenvolvimento do serviço público do Estado.

Entre as iniciativas de destaque desenvolvidas, podemos citar os cursos na modalidade à distância que foram criados através do Portal Corporativo de Capacitação de Alunos para garantir uma gestão digital, inclusiva e desburocratizada.

Curso de SQL SERVER

Diante da nova sistemática de trabalho praticada em Mato Grosso do Sul, o teletrabalho, para conter o avanço do Covid-19, a Fundação reforçou a oportunidade de formação. A Diretora de Educação Continuada, Silvana Maria Marchini Coelho, afirma que a utilização dos recursos de tecnologia facilita a formação dos servidores, aprimora a Gestão Pública e a consolidação de políticas de valorização e desenvolvimento implementadas pelo Governo do Estado. “Esta é uma forma de otimizar a formação e atuação dos servidores públicos estaduais”, considera.

Outras novidades são os processos seletivos que deixaram de ser físicos e passaram a ser 100% virtuais, por determinação do governador Reinaldo Azambuja e a produção própria dos cursos, que saltou de dois para 24 cursos, contemplando as áreas: “Geral”, “Especialidades” e de “Sistemas”.

Na área de Gestão Pública, são ofertados os cursos de “Noções Básicas da Administração Pública”, “Planejamento Estratégico”, “Metodologia de Gestão por Processos” e “Elaboração e Gerenciamento de Projetos”, todos com 20 horas/aula.

Para atender o Programa Gestão por Competência, estão disponíveis as formações “Introdução à Gestão por Competência – PGDI”, “Curso de Acompanhamento do PGDI”, e “Avaliação de Desempenho Individual – ADI”, também com 20 horas/aula.

Em relação ao “Programa de Atendimento ao Público” e “Liderança e Gestão de Pessoas”, as formações com a mesma denominação ofertam qualificação com carga horária de 20 horas/aula.  No catálogo da área de Compras Governamentais, integram a lista os cursos de “Licitação”, “Contrato e Registro de Preços”, “Gestão de Convênios na Administração Pública”, e “Pregão Presencial e Eletrônico”.

Com vistas ao bom desempenho dos servidores na utilização de sistemas, são ofertados “E-doc Municípios”, “E-doc MS Sistema de Comunicação Eletrônica”, “Gestão de Patrimônio Imobiliário”, “Plano Anual de Compras Governamentais” e “Elaboração e Gerenciamento de Projetos/SE Suite”.

A área de Especialidades contempla os cursos de “Boas Práticas Agropecuárias”, “Noções Básicas de Primeiros Socorros para a Rede de Ensino”, “Condução de Veículos Emergenciais – CVE (SEJUSP)” e “Formação de Formadores”, e por fim, na categoria Geral, integram o portfólio da Escolagov, os cursos de “Excel”, “Primeiros Socorros”, “Defesa Pessoal – Suprema Defesa 3E” e “Benefícios Previdenciários”. Novos cursos serão disponibilizados nas próximas semanas.

Em relação aos cursos presenciais, a Escolagov atua de acordo com as especificidades dos diferentes setores da administração pública estadual, sendo todos certificados. Oferecidos em turmas abertas e exclusivamente formadas por servidores dos diversos órgãos, os cursos são customizados para atender demandas específicas.

Abertura da 1ª Turma de Elaboração e Gerenciamento de Projetos – Parceria SEJUSP – ESCOLAGOV & SEGOV

Todo o trabalho realizado, resulta nos bons números do relatório quinquenal. Do início de 2016 a setembro de 2020, o total de turmas é de 519, sendo 248 no presencial e 271 no EAD. Em relação aos matriculados, 11.736 servidores optaram pela forma presencial e 46.403 servidores optaram pelo EAD, totalizando 58.139 estudantes. Já os concluintes somam 9.200 no presencial e 23.821 no EAD, totalizando 33.021.

Ao acessar o Portal Corporativo da Escolagov, você fica por dentro de todas as ofertas de cursos, lembrando que todos são gratuitos! www.cursos.ms.gov.br/EscolaGov

Davi Nunes Souza, SAD

Publicado por: Ana Letícia Gaúna

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.