A Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) realizou, na manhã desta segunda-feira (30), às 8h, na sede da instituição, a primeira Reunião Ordinária do ano do Conselho de Administração. O encontro reuniu os membros de forma presencial e online para deliberação de pautas estratégicas voltadas ao fortalecimento da governança, transparência e planejamento institucional.
Durante a reunião, foi aprovada a ata do último encontro, realizado em dezembro de 2025, consolidando os registros formais das decisões anteriores. Na sequência, os conselheiros validaram a redação final do Regimento Interno do Conselho, documento que estabelece normas e diretrizes para o funcionamento do colegiado.
Na oportunidade, a diretora-presidente a Escolagov, Ana Paula Martins, apresentou o relatório do exercício de 2025, destacando as principais ações desenvolvidas pela instituição, com foco na ampliação das capacitações, fortalecimento da liderança no setor público, inovação na gestão e expansão das parcerias institucionais. A apresentação evidenciou o papel estratégico da Escola de Governo na qualificação dos servidores e na melhoria dos serviços prestados à população.
Além do balanço do último ano, a diretora também apresentou o planejamento de ações para 2026, com ênfase em iniciativas estruturantes e inovadoras. Entre os destaques, está a implementação do Programa Integrado de Liderança e Saúde Mental, voltado à promoção de ambientes institucionais mais saudáveis e ao fortalecimento das lideranças públicas; o Programa de Formação de Novos Servidores, que visa qualificar e integrar os ingressantes no serviço público; e a reestruturação institucional por meio do novo Estatuto da Escolagov, alinhado às demandas contemporâneas da administração pública.
O planejamento também contempla a criação de um novo Programa de Formação e Aperfeiçoamento na Gestão Pública, com foco na ampliação e padronização das ações educacionais, além do fortalecimento de projetos estratégicos como a Rota do Conhecimento, que promove a interiorização das capacitações, e a ampliação da produção educacional e audiovisual da instituição, visando maior alcance e inovação pedagógica.
Outras iniciativas relevantes incluem a estruturação do Programa de Integridade da Escolagov, reforçando práticas de ética e governança, a condução do Processo Seletivo de Estágio do Governo do Estado com nova modelagem e a continuidade do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, com aprimoramentos que ampliam a participação e a qualidade das propostas.
Ainda durante a reunião, foram analisadas e aprovadas as contas da instituição, reforçando o compromisso com a responsabilidade fiscal, a transparência e a boa gestão dos recursos públicos.
A reunião marcou o início das atividades do Conselho de Administração em 2026, destacando o compromisso da instituição com o desenvolvimento contínuo dos servidores públicos, a inovação na gestão e a entrega de resultados cada vez mais eficientes à sociedade sul-mato-grossense.
Participaram da reunião a presidente do Conselho Celi Corrêa Neres e o suplente Walter Guedes da Silva (Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), os membros representantes Philipi Seterval Tinel (Secretaria de Estado de Administração); Érico Vinícius Rocha Sanches (Secretaria de Estado de Educação); Flávia Leandra Jorge Postigo (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul); Gilka Cristina Trevisan (Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso do Sul); Líliam Kohler dos Santos Angelo (Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul); Jaime Teixeira e Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Morais (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).
Também participaram a diretora-presidente Ana Paula Martins; a diretora de Formação Avançada e Educação Superior (DIFAES) e diretora de Desenvolvimento Profissional (DDPro), Alessandra Ferreira Beker Daher; a diretora de Administração (DIAD), Ariane Wust de Freitas Francischini; a diretora de Expansão Institucional e Planejamento Estratégico (DEIPE), Suelen Librelotto Sirugi e o chefe de gabinete da Escolagov, Hyacer Monteira.
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov






