A Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) realizou, nesta quinta-feira (18), a 2ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração, referente ao exercício de 2025. O encontro ocorreu em formato híbrido, com participação presencial na sede da Fundação e acesso remoto aos conselheiros, em conformidade com o Estatuto aprovado pelo Decreto Estadual nº 16.438, de 20 de maio de 2024.
Durante a reunião, foram analisados e deliberados temas estratégicos voltados ao fortalecimento da governança institucional e ao aperfeiçoamento dos instrumentos normativos da órgão. A pauta contemplou a aprovação da ata da 1ª Reunião Ordinária do Conselho, a deliberação e aprovação do novo Regimento Interno do colegiado, além da apreciação de assuntos gerais relacionados ao planejamento e às atividades institucionais da Escolagov.
A diretora-presidente da Escola de Governo, Ana Paula Martins, ressalta o papel do Conselho de Administração como instância estratégica de deliberação, orientação e supervisão das ações institucionais, fundamental para o alinhamento das decisões às diretrizes do Governo do Estado e ao fortalecimento da política de formação continuada e desenvolvimento dos servidores públicos estaduais.
“O Conselho tem papel estratégico na consolidação da Escola de Governo como instrumento de qualificação permanente dos servidores públicos e de apoio à modernização da gestão estadual. As deliberações aqui construídas contribuem diretamente para o aprimoramento das nossas ações e para o alinhamento às diretrizes do Governo do Estado”, afirmou.
Na mesma linha, o chefe de gabinete da Escolagov, Hyacer Monteiro, representando a presidente na reunião, destacou a atuação do Conselho de Administração no aperfeiçoamento dos instrumentos de governança e na consolidação de um ambiente institucional pautado pela segurança jurídica e qualificação dos processos decisórios.
“O Conselho de Administração da Escolagov vem cumprindo um papel decisivo no fortalecimento da governança institucional, assegurando transparência, alinhamento estratégico e maior efetividade às ações da Fundação. Nesta segunda reunião ordinária, avançamos de forma concreta com a aprovação do novo Regimento Interno, um marco que consolida regras claras de funcionamento, aprimora os fluxos deliberativos e confere ainda mais segurança às decisões do colegiado. O documento será publicado em breve, reforçando o compromisso da Escola de Governo com a modernização da gestão pública e com a qualificação permanente dos servidores do Estado”, destacou.
O encontro possibilitou o alinhamento institucional dos procedimentos de gestão participativa da Escola de Governo, bem como o aprimoramento de seus normativos internos, conferindo maior consistência administrativa e segurança à execução das políticas de formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores públicos estaduais.
Participaram da reunião a presidente do Conselho de Administração da Escolagov, Celi Correa Neres, bem como os conselheiros Líliam Kohler dos Santos Angelo (Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul – Feserp), Érico Vinícius Rocha Sanches (Secretaria de Estado de Educação – SED), Walter Guedes da Silva (Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS) e Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Morais (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul – Fetems), além do chefe de gabinete, Hyacer Monteiro, e dos procuradores Nilton Kiyoshi e Renata Raule, da Escolagov.
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov




