Aconteceu nesta quarta-feira (17), no auditório da Faculdade Insted, a cerimônia de encerramento e certificação do curso Formação Continuada para Agentes de Inclusão e Cidadania, promovido pela Escolagov (Fundação Escola de Governo de MS) em parceria com a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), que capacitou 70 servidores estaduais de diferentes pastas. O evento contou com a presença do professor Pedro Chaves, representando a instituição, da diretora da DDPro (Diretoria de Desenvolvimento Profissional da Escola de Governo), Alessandra Beker, e do secretário-adjunto da SEC, José Francisco Sarmento Nogueira.
O curso teve como objetivo preparar os participantes para atuarem como agentes multiplicadores da inclusão e da cidadania, com foco na promoção da equidade, acessibilidade e respeito às diferenças no serviço público. A capacitação foi estruturada em módulos que abordaram fundamentos da inclusão, implicações psicossociais das deficiências, práticas de atendimento, acessibilidade e tecnologias assistivas. A metodologia priorizou atividades participativas, estudos de caso, oficinas e debates, aliando teoria e prática para fortalecer a atuação dos servidores em suas secretarias.
Durante a solenidade, o secretário-adjunto, José Francisco, destacou a importância da iniciativa.
“É uma alegria muito grande estar aqui neste evento de fechamento desse ciclo, um curso tão importante não só para os servidores, mas também pensando como ser humano. Não adianta a gente pensar numa sociedade bacana se não for uma sociedade que pensa no outro, que constrói junto, que entende a dificuldade do outro, que respeita as diferenças. E a SEC faz parte. É a Secretaria da Cidadania. Estamos o tempo todo preocupados como podemos fazer um mundo melhor para todas as pessoas, para que todas sejam incluídas no processo de desenvolvimento desse Estado.”
Para a diretora de Desenvolvimento Profissional da Escolagov, Alessandra Beker, a certificação consolida o compromisso institucional de preparar servidores para atuar como agentes estratégicos na promoção da inclusão e da cidadania.
“Parabenizamos os servidores pela dedicação e pelo compromisso em multiplicar o conhecimento, fortalecendo as políticas de inclusão e contribuindo para a construção de um Estado ainda mais humano, inclusivo e próximo da sociedade. ”
A proposta pedagógica teve como referência a Educação Inclusiva, os Estudos sobre Deficiência, o Modelo Social da Deficiência, e a concepção ampliada de Cidadania Ativa, as quais contribuem para a construção de uma visão crítica e plural sobre a participação social das pessoas com deficiência.
Para encerrar o evento, foi realizada a palestra “Manejos Comportamentais de Pessoas Neurodivergentes”, ministrada pela psicóloga Evelin Reinisch, que trouxe reflexões e práticas sobre acolhimento, respeito e estratégias de inclusão voltadas a pessoas neurodivergentes no contexto social e institucional.
A formação reuniu servidores da SEC, SEAD (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), SED (Secretaria de Estado de Educação), Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), SAD (Secretaria de Estado de Administração), Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Funtrab (Fundação do Trabalho) e do Bioparque Pantanal.
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov
Galeria de fotos: