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‘Capacitar para Transformar’ e ‘Grandes Líderes de MS’: Escolagov recebe da Startup SESI devolutivas de programas estratégicos

  • 05 ago 2025
  • Categorias:Geral, Servidor
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A Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) recebeu, nesta terça-feira (05/08), a equipe da EdTech Startup SESI/FIEMS para uma reunião de devolutivas sobre os resultados dos programas “Capacitar para Transformar: Crescimento Interno da Equipe Escolagov” e “Jornada de Desenvolvimento: Grandes Líderes de MS”.

Representando a Startup SESI/FIEMS, os psicólogos Flávia Leandra Jorge Postigo e Matteus Delvalle apresentaram os resultados da análise comportamental aplicada aos participantes. Ambas capacitações têm em comum a ênfase no autoconhecimento, na comunicação efetiva e no aperfeiçoamento de habilidades técnicas e comportamentais. 

O projeto “Capacitar para Transformar”, iniciado em setembro de 2024 e voltado aos 35 servidores da Escola de Governo, foi desenvolvido em módulos, os quais abordaram temas como autoconhecimento e accountability; comunicação assertiva; gestão de tempo; gestão de conflito; e trabalho em equipe. A metodologia incluiu o mapeamento de perfis, trilhas de desenvolvimento personalizadas, dinâmicas como jogos corporativos,  coaching e a reestruturação de cargos da Escolagov. 

Essa reestruturação foi realizada pelo Comitê de Engenharias de Cargo — formado por gestores das cinco diretorias da Fundação e profissionais do SESI – que identificou os comportamentos esperados para cada função. Com isso, foi possível redesenhar os cargos de forma alinhada ao perfil dos agentes públicos e às diretrizes de gestão da instituição, promovendo clareza nas atribuições. 

Flávia Leandra Postigo e Matteus Delvalle, equipe SESI.
Ana Paula de Assunção, diretora-presidente da Escolagov.
Suelen Librelotto Sirugi, diretora de Expansão Institucional e Planejamento Estratégico da Escolagov.

 

Já a “Jornada de Desenvolvimento”, direcionada às lideranças estaduais, abrangeu nove encontros que possibilitaram discussões sobre autoconhecimento e comunicação; gestão do tempo; delegação, motivação e engajamento; gestão de conflitos e trabalho em equipe; feedback; accountability, líderes de alto desempenho; liderança e bem estar emocional; segurança psicológica, cultura de confiança; e gestão de times de alta performance. 

Durante os seis meses do programa, gestores de diversas pastas do Poder Executivo Estadual participaram de um processo estruturado de formação, que aliou o aprimoramento de competências técnicas ao fortalecimento de condutas adequadas para suas atuações na administração pública. A iniciativa ampliou a visão estratégica da gestão em Mato Grosso do Sul, fortaleceu a governança, otimizou os processos governamentais e promoveu a atuação colaborativa em rede com a finalidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

A diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, pontua que os resultados obtidos mostram o avanço da instituição. “Ao mesmo tempo em que mapeamos e reestruturamos funções para torná-las mais aderentes às necessidades da administração, também fortalecemos nossas lideranças com uma visão estratégica e colaborativa. A Escolagov segue comprometida em construir uma gestão pública mais preparada, eficiente e alinhada às transformações que a sociedade exige”, destacou.

Para a diretora do DEIPE (Diretoria de Expansão Institucional e Planejamento Estratégico) da Escolagov, Suelen Librelotto Sirugi, compreender os comportamentos técnicos dos servidores possibilita a configuração dos fluxos de trabalho para serem mais eficientes, evitando retrabalho e elevando a velocidade e a qualidade das entregas ao cidadão. “A adequação entre competências individuais, expectativas do cargo e metas institucionais reduz a sobrecarga, aumenta a percepção de autoeficácia e contribui para a saúde mental da equipe, pois cada servidor passa a desempenhar exatamente aquilo que faz sentido para seu repertório de habilidades e valores. Continuaremos, portanto, a monitorar indicadores comportamentais e de desempenho para mensurar, com dados concretos, o impacto direto dessas capacitações tanto na qualidade do serviço público quanto no bem-estar de quem o executa”, garantiu. 

Pedro Santos, Comunicação Escolagov

 

 

 

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