e-VISITA integra tecnologia e saúde para combater epidemias com mais eficiência
O uso inteligente da tecnologia no enfrentamento de epidemias rendeu ao projeto e-VISITA – Endemias o 1º lugar no eixo Social da 19ª edição do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública. Desenvolvido pelo servidor Marcos Espindola de Freitas, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a iniciativa demonstra como soluções digitais podem revolucionar o trabalho dos agentes de campo e ampliar a proteção da população contra doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
A proposta surgiu após um período crítico de aumento expressivo nas notificações de casos, registrado entre 2013 e 2015, quando aproximadamente 150 mil casos foram contabilizados em Mato Grosso do Sul. A alta demanda por atendimentos impactou diretamente a capacidade de resposta da rede pública de saúde, com unidades básicas, ambulatórios e hospitais operando em limite de estrutura e recursos, além de exigir maior disponibilidade de medicamentos, insumos e equipes técnicas.
Diante desse cenário, a SES iniciou o desenvolvimento do sistema e-VISITA, que substituiu os antigos formulários em papel utilizados pelos Agentes de Controle de Endemias por uma plataforma digital integrada, composta por aplicativo móvel e sistema web.
Com essa nova abordagem, os agentes passaram a registrar, em tempo real, as ações realizadas durante as visitas domiciliares, com georreferenciamento, fotos dos focos identificados e notificações instantâneas às autoridades sanitárias. Já os gestores passaram a contar com painéis analíticos com dados consolidados, o que possibilitou respostas mais rápidas e estratégicas nas áreas de maior risco.
Para Marcos Espindola, o reconhecimento foi mais do que uma premiação. “Participar do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública foi uma experiência muito significativa. Essa iniciativa da Escolagov é fundamental para incentivar o desenvolvimento de soluções criativas e eficazes no serviço público. A premiação não só valoriza as boas práticas, como também dá visibilidade a projetos que têm o potencial de transformar a forma como os serviços são prestados à população. O reconhecimento teve um impacto muito positivo, pois motivou ainda mais a busca por inovação e o aprimoramento contínuo da gestão pública, sempre com foco no cidadão.”
Além do reconhecimento, os resultados concretos reforçam o sucesso da proposta. Entre 2019 e 2021, após a implantação do sistema em mais de 50 municípios, houve uma queda significativa nas notificações de casos de dengue, resultado da melhoria na cobertura, precisão dos dados e agilidade nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. O e-VISITA também gerou ganhos em eficiência, com otimização do tempo dos agentes e fortalecimento da resposta em regiões vulneráveis, onde o risco de epidemias é maior.
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-MS), os números caíram de 85.808 casos em 2019 para 73.486 em 2020, e 25.637 em 2021. Conforme o autor do projeto, embora não se possa atribuir exclusivamente ao sistema essa redução, a integração de dados e digitalização das ações de vigilância foram fundamentais para agilizar a resposta do poder público e melhorar a coordenação das equipes.
A ferramenta também se destaca por ampliar a capacidade de ação dos agentes em campo. Por meio de dispositivos móveis, é possível registrar ocorrências com fotos, localização exata e detalhamento da situação observada. Esses dados são enviados em tempo real para supervisores e gestores, permitindo não apenas a rápida adoção de medidas de contenção, mas também o cruzamento de informações para o planejamento de ações preventivas com mais precisão.
Com foco na inovação, eficiência e proteção da população, o e-VISITA se consolidou como um modelo de referência e inspiração para outras soluções tecnológicas no serviço público. O reconhecimento no Prêmio de Inovação evidencia a importância de iniciativas que utilizam dados e tecnologia para transformar a gestão pública e melhorar a vida das pessoas, especialmente nas regiões mais vulneráveis do Estado.
Prêmio de Inovação
Estão abertas, até 25 de agosto, as inscrições para a 20ª edição do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da SAD (Secretaria de Administração) e da Escolagov (Fundação Escola de Governo).
Com premiação total de R$ 294 mil, o concurso tem como objetivo reconhecer e incentivar projetos e ideias que contribuam para a modernização da gestão pública e a melhoria dos serviços prestados à população. São duas modalidades: Práticas Inovadoras, para iniciativas já implementadas, e Ideias Inovadoras, voltada a propostas ainda não executadas.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo sistema SIGFUNDECT, no site https://sigfundect.ledes.net. Mais informações estão disponíveis em www.escolagov.ms.gov.br, no botão “Prêmio de Inovação”.