Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Escolagov
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • Apresentação
    • Estrutura
    • Plano de Desenvolvimento Institucional
    • Comissão Própria de Avaliação
    • Legislação
  • Serviços
  • Programas e Projetos
    • Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública
  • Informativos
    • Apostilas
    • e-MS
    • Cursos
    • Palestras
    • Workshops
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Inscrições abertas para o curso ‘Desenvolvimento de Equipes com Ênfase no Atendimento ao Público’

  • 02 jun 2025
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Estão abertas as inscrições para o curso presencial ‘Desenvolvimento de Equipes com Ênfase no Atendimento ao Público’, destinado a agentes públicos estaduais que desejam aprimorar suas competências no atendimento ao cidadão e no fortalecimento do trabalho em equipe. Com carga horária de 16 horas presenciais, divididas em dois encontros nos dias 17 e 24 de junho, o curso oferece 50 vagas e será ministrado pela instrutora Tania Izabel Vendas Tanus.

O conteúdo programático é estruturado em sete módulos que abordam aspectos fundamentais para o bom desempenho no setor público. O primeiro módulo trata dos fundamentos do atendimento, explorando os princípios da administração pública, os deveres do servidor e os direitos do cidadão, além de orientar sobre a importância do atendimento com foco no bem comum. No segundo módulo, o foco está na comunicação assertiva e linguagem corporal, enfatizando a comunicação verbal e não verbal, postura profissional e a importância de evitar ruídos na comunicação.

O terceiro módulo aprofunda temas como empatia, escuta ativa e inteligência emocional, essenciais para reduzir conflitos e lidar adequadamente com as reclamações dos cidadãos. O quarto módulo destaca a importância do trabalho em equipe e do clima organizacional, mostrando como as relações internas influenciam diretamente o atendimento externo, reforçando a cooperação e a integração entre perfis diversos.

No quinto módulo, os participantes aprendem técnicas de gestão do tempo e organização para garantir um atendimento ágil, eficiente e de qualidade. O sexto módulo aborda a cultura do feedback, reconhecimento e desenvolvimento contínuo, ensinando como dar e receber feedback de forma respeitosa e como o reconhecimento pode motivar a equipe. Por fim, o sétimo módulo trata das ferramentas e canais de atendimento ao cidadão, contemplando o atendimento presencial, telefônico e digital, além da padronização de procedimentos e boas práticas.

Para a diretora-presidente Ana Paula de Assunção, a qualificação dos servidores públicos é um investimento essencial para a melhoria dos serviços prestados. “Acreditamos que a excelência no atendimento é um dos pilares para fortalecer a relação entre o Estado e o cidadão. Capacitar equipes é garantir mais eficiência e transparência em cada interação. Esse curso vem para reforçar essas competências essenciais”, afirma Ana Paula.

O curso é direcionado a agentes públicos estaduais que atuam diretamente no atendimento ao público e desejam desenvolver habilidades interpessoais, éticas e comunicacionais para aprimorar a prestação dos serviços. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

As inscrições seguem até o dia 11 de junho ou até o preenchimento das vagas. Os interessados podem acessar o Portal de Cursos da Escolagov para mais informações acerca da descrição do curso e período do curso e inscrições. Para realizar a inscrição na capacitação, basta realizar o login no site, escolher o curso e enviar a justificativa da adesão.

Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
Planos de Contratações Anuais
FUNDAÇÃO ESCOLA DE GOVERNO DE MATO GROSSO DO SUL

Rua Dr Michel Scaff, 53
Chácara Cachoeira - Campo Grande | MS
(67) 3348-6600
CEP: 79040-860

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital