Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Escolagov
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • Apresentação
    • Estrutura
    • Plano de Desenvolvimento Institucional
    • Comissão Própria de Avaliação
    • Legislação
  • Serviços
  • Programas e Projetos
    • Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública
  • Informativos
    • Apostilas
    • e-MS
    • Cursos
    • Palestras
    • Workshops
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Nova sede da Escolagov, um marco na capacitação dos servidores públicos de MS

  • 13 set 2024
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Nesta quinta-feira (12), a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov) inaugurou oficialmente sua nova sede, localizada na Rua Dr. Michel Scaff, número 53, na Chácara Cachoeira. A nova estrutura, que representa um marco significativo na história da instituição, visa oferecer um ambiente mais amplo, eficiente e moderno para a capacitação continuada dos servidores públicos estaduais.

Durante a abertura, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, representando o governador, Eduardo Riedel, enfatizou os resultados expressivos no cenário econômico e social de Mato Grosso do Sul, com a menor taxa de desemprego do país, o primeiro em investimento público e o terceiro em liberdade econômica, destacando a importância da qualificação dos servidores público e considerando como os responsáveis diretos pelos indicadores positivos.

“O Estado alcançou a menor taxa de desemprego do país, com 3,8%, e se destaca em investimentos públicos e liberdade econômica, impulsionando setores como o varejo, que gerou 55% das novas vagas de emprego. Esses avanços evidenciam o compromisso com a qualidade de vida e a inclusão social, reduzindo a pobreza extrema para a terceira menor taxa do Brasil, de 2,8%. Aí entramos no ponto fundamental da qualificação dos nossos servidores. Quanto mais eu qualifico, preparo e ofereço oportunidades de formação, oportunizo o servidor a compreender e entender a sua missão e responsabilidade, mais aproximo o Estado da população, que é a causa principal da nossa existência. Este momento reconhece nesse cenário, o papel estratégico que a Escolagov tem na formação do maior ativo do Estado, os servidores públicos”, destacou.

O titular da Secretaria de Estado de Administração, Frederico Felini, destacou a construção de parcerias transversais para o contínuo desenvolvimento do Estado que impactam positivamente a atuação dos servidores no setor público.

“Vimos aqui a relevância do trabalho da Escolagov para o Estado e quantos parceiros nesse processo, o que mostra mais uma vez que no poder público a gente não constrói nada sozinho. O tempo e os recursos investidos em parcerias são direcionados ao que é mais valioso: os servidores públicos, que são fundamentais para as entregas dos serviços à população. As parcerias são importantes para o servidor e para o Estado nas entregas dos serviços de qualidade, como merecem”, garantiu.

A diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, ressaltou durante a cerimônia de inauguração a importância do novo espaço e agradeceu os parceiros nessa construção. “É com grande orgulho que apresentamos a nossa nova sede. Este espaço foi cuidadosamente projetado para proporcionar um ambiente funcional e adequado para o desenvolvimento profissional dos nossos servidores, garantindo mais conforto em todas as nossas atividades de capacitação. Agradeço todos parceiros que de alguma forma participou dessa construção”, afirmou Ana Paula.

A nova sede conta com salas de aula equipadas para acomodar até 23 alunos, em cada ambiente, um auditório com capacidade para 50 pessoas, pronto para receber eventos, palestras e seminários, e um moderno laboratório de informática com capacidade para 24 alunos, destinado ao desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais. Além disso, o novo espaço oferece uma biblioteca e sala de estudos para os servidores.

Ana Paula também mencionou o empenho do Governo do Estado em fortalecer a formação dos servidores. “O Governo do Estado, por meio da Escola de Governo, não tem medido esforços na promoção da formação dos servidores. Firmamos importantes parcerias e ampliamos significativamente as oportunidades de oferta de novos cursos, tanto presenciais quanto a distância. Atualmente, oferecemos mais de 55 cursos em diversas áreas. Assim como pós-graduações, mestrados e graduação”, destacou.

A nova sede da Escolagov testemunha o compromisso da Fundação com a excelência na capacitação dos servidores públicos, reafirmando seu papel crucial na construção de uma administração pública mais eficiente, transparente e inovadora. “Estamos confiantes de que este novo espaço será um marco no fortalecimento das nossas ações. A Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul está comprometida em oferecer um serviço público de qualidade e eficiente, que atenda às necessidades da nossa sociedade”, concluiu Ana Paula.

Na oportunidade as autoridades presentes conheceram as instalações, incluindo as salas de aula e o laboratório de informática, onde aconteciam os cursos de Gestão de Processos com ênfase no Contrato de Gestão e Excel.

Prestigiaram o evento de inauguração a primeira-dama, Mônica Riedel; dentre as autoridades: o secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha; secretário de Educação, Hélio Daher; secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino; diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS, Carlos Alberto de Assis; secretário-executivo de Transformação Digital da Segov, Marcos José Teixeira; secretário-executivo do Procon-MS, Angelo Motti; secretário-executivo de Direitos Humanos da SEAD, Bem Hur Ferreira; secretário-adjunto da SAD, Roberto Gurgel;  secretário-adjunto da SEAD, Anderson Chadid; secretário-adjunto da Sefaz, Jean Neves Mendonça; controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão; diretora-presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Fadeb/MS, Maria Cecília Amendola da Motta; diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Eduardo Mendes; diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, Frederico Reis; diretor de Ensino e Pesquisa da PMMS, cel. Amaral, representando o comandante Geral da PMMS, Cel. Renato Garnes; secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo da Segov, Thaner Castro Nogueira; coordenadora da Escola do Legislativo ALMS, Ana Paula Massarini; entre outras.

Lançamento do Projeto Jornada de Desenvolvimento: Grandes Líderes de MS

Durante a inauguração da sede, a diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, apresentou oficialmente o Projeto Jornada de Desenvolvimento: Grandes Líderes de MS, ressaltando seu papel estratégico no fortalecimento da gestão pública em Mato Grosso do Sul. A iniciativa, voltada para 91 servidores em posições de liderança, foi destacada como uma oportunidade importante para preparar os gestores públicos frente aos desafios modernos da administração.

Segundo Ana Paula, o projeto não apenas oferece capacitação técnica, mas também busca desenvolver habilidades comportamentais que são cruciais para a eficiência e eficácia dos processos governamentais.

A diretora-presidente também enfatizou a importância da integração das lideranças em rede e da adoção de uma visão estratégica nas ações governamentais. “Estamos criando um ambiente de aprendizado contínuo, onde nossos líderes poderão aprimorar suas capacidades de gestão, desenvolver uma liderança de alta performance e contribuir diretamente para a melhoria dos serviços prestados à população”, afirmou.

O programa inclui temas como autoconhecimento, gestão de conflitos, segurança psicológica e feedback, com o objetivo de promover uma cultura de inovação e colaboração entre as equipes.

Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov

Fotos: Rogério Medeiros

Galeria:







LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
Planos de Contratações Anuais
FUNDAÇÃO ESCOLA DE GOVERNO DE MATO GROSSO DO SUL

Rua Dr Michel Scaff, 53
Chácara Cachoeira - Campo Grande | MS
(67) 3348-6600
CEP: 79040-860

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.