Apresentação

A Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul foi instituída através da Lei n° 2.155, de 26 de outubro de 2000. A entidade foi criada com o objetivo de promover a valorização e o desenvolvimento do servidor público, adequando-os aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor público, por meio de um programa permanente de capacitação, elevando o nível de qualidade, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao cidadão.

Em sua missão, a Escola de Governo colabora com a formação de lideranças na sociedade civil para que possam intervir, com conhecimento de causa, no debate público sobre as questões de Estado, além de produzir e difundir ideias sobre a gestão e políticas públicas.

Desde sua criação, a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul garantiu a milhares de servidores públicos a oportunidade de ampliar conhecimentos e adotar atitudes profissionais voltadas ao cumprimento de seus deveres com ética e eficiência. Também contribuiu para a melhoria da gestão pública e para a modernização do Estado.

A Fundação desenvolve atividades alicerçadas em três linhas de atuação: Desenvolvimento do Servidor Público, Desenvolvimento da Cidadania e Melhoria da Governança.

DESENVOLVIMENTO DO SERVIDOR PÚBLICO

Linha de ação que orienta a execução de programas de formação, treinamento, qualificação profissional nas mais variadas áreas. São oferecidos programas e projetos como:

Programa de Capacitação do Servidor Público

1. Desenvolvimento de Competências: Gerais, Gerenciais e Administrativas e Operacionais, através do oferecimento de mais de 40 cursos, com turmas presenciais e a distância.

2. Projetos especiais de alinhamento de conhecimentos em áreas estratégicas da administração como: Atendimento ao Cidadão, Informática Básica, Aprimoramento de Gestores e Língua Estrangeira.

3. Inclusão dos temas relacionados à equidade e diversidade no serviço público nas ações de qualificação e formação.

4. Parceria com instituições de ensino com o objetivo de facilitar o acesso dos servidores ao aperfeiçoamento educacional e profissional.

5. Criação da Rede Estadual de Escolas de Governo e Centros de Formação para a troca de experiência e integração de ações.

6. Oferecimento gratuito dos cursos presenciais e a distância da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) por meio de termo de Cooperação Técnica.

Programa de Parcerias para o Desenvolvimento de Competências nos Municípios

1. Desenvolvimento das competências institucionais dos municípios através da qualificação de seus servidores.

DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA

Diretriz voltada à promoção da integração institucional entre Governo do Estado e a sociedade, conforme o seguinte programa e respectivos projetos.

Programa de Formação para a Cidadania e Lideranças

1. Capacitação de lideranças visando o aprimoramento da sua participação nos Conselhos e demais órgãos de representação vinculados ao Poder Público.

2. Qualificação de dirigentes de entidades do Terceiro Setor com foco nas áreas de administração de convênios e projetos em parceria com o Poder Público.

MELHORIA DA GOVERNANÇA

Desenvolve pesquisa e ações voltadas para a melhoria da gestão pública, de acordo com os programas e projetos a seguir:

Programa de Modernização da Gestão

1. Política Estadual de Desenvolvimento de Pessoal com foco na Gestão por Competências, visando adequar o potencial individual dos servidores aos objetivos da administração pública.

Programa de Pesquisa em Gestão Pública

1. Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública incentiva e reconhece a inovação, fomenta estudos e pesquisas na área de gestão, promovendo intercâmbio de informações entre Estado e instituições de ensino superior.